quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O USO DE PLAYBACK

Virou uma grande polêmica na Austrália a nova turnê de Britney Spears, Circus, pelo fato do uso de playback. Agora esse recurso usado pela Britney não é nenhuma novidade, visto que ela usou playback na apresentação sofrível dela no já distante Rock in Rio 2001.
Sei que há xiitas que esbravejam o uso do playback, mas não sou assim tão radical, ainda mais se tratando de show de pop, se fosse de rock aí já não defenderia tanto.
Um show pop necessita muito mais que a execução da música, requer bem mais apelo visual, uso de tecnologia, tem um maior caráter de entreterimento, com roupas idealizadas para cada música, coreografias, show pirotécnico, maior parafernalha no palco...
Acho, na minha opinião, que seria praticamente impossível para o artista manter a voz razoável durante todo o show, tendo que interpretar e dançar de um lado para outro do palco.
Agora o show todo em playback também não dá...se for assim grava um DVD e vende não precisa sair em turnê, mas acho que em algumas partes em que talvez se dê mais destaque a dança por exemplo, não vejo nada demais.
Sei que muita gente discorda, conheço gente que discorda, mas o show business é assim mesmo e acho que tudo é válido para o artista preservar a voz durante toda a turnê..imagina em final de turnê e não poder cantar!!! Como ficam os fãs?
Um caso que ganhou repercurssão de playback foi o da "cantora" Ashelee Simpson na apresentação dela no famoso programa de comédia norte-americano Saturday Night Live, bem como o próprio nome diz, o programa é ao vivo e ouve um erro na apresentação dela, ela ia executar uma música porém foi tocada a música que ela já tinha apresentado, revelando um dos maiores micos televisivos da história, tanto que a própria "cantora" se apresentou chorando e a banda sem saber o que fazer...a cena foi lamentável, apesar de nem gostar muito dela e nem da melosa irmã dela, fiquei com pena, até mesmo da crítica que caiu em cima.
Como diria aquele mala de apresentador dominical..quem sabe faz ao vivo...ou seja, o artista tem que saber do seu potencial, aprontar a sua turnê e ver como pode potencializar a sua voz durante o show e a turnê sem se prejudicar e também nem ficar tão visível que utiliza o playback, já que os fãs, bem esses estarão lá sempre para aplaudir...e os críticos para cair de pau..show business é assim mesmo e vida que segue.
Micaço da Apresentação de Ashlee Simpson

Nenhum comentário:

Postar um comentário