quinta-feira, 12 de novembro de 2009

FILHO DE PABLO ESCOBAR PERDE PERDÃO PELOS CRIMES DO PAI

Taí um documentário que gostaria de ver.
Imagina, você ser filho de um dos maiores e mais violentos traficantes de drogas que já existiu.
Não deve ser fácil, provavelmente tomar o caminho do crime seria até mesmo inevitável nesse caso, porém não foi o que ocorreu com Juan Pablo Escobar, filho do famoso traficante colombiano Pablo Escobar morto pela polícia em 1993.
Juan Escobar pede perdão às vítimas do pai em um documentário que estreia esta semana no festival de cinema de Mar del Plata, na Argentina.
Juan Pablo Escobar fugiu da Colômbia em 1994, um ano depois de seu pai ser executado a tiros por forças de segurança colombianas. Ele agora vive em Buenos Aires, onde atua como arquiteto, usando o falso nome de Sebastián Marroquin.
"Como membros da família Escobar, temos que assumir a responsabilidade pelo que aconteceu e pedir perdão por tudo o que a Colômbia sofreu em função dos crimes de meu pai", disse ele à Reuters.
No filme "Los pecados de mi padre" (Os pecados de meu pai), Marroquin conta a história de Pablo Escobar e encontra os filhos de duas das mais destacadas vítimas de seu pai: o ex-ministro da Justiça Rodrigo Lara Bonilla e o candidato presidencial Luis Carlos Galan.
Tomara que tenha a exibição no Brasil.

QUAL É A DO AEROSMITH? Tyler está fora ou não?

Não estou entendendo qual é a do Aerosmith, depois que muitos afirmaram que Joe Perry estava procurando um novo vocalista para a banda, Steven Tyler nega que esteja saindo do Aerosmith, mas é evidente que há um clima, digamos tenso entre eles, visto a entrevista de Perry, a revista Rolling Stones.
Realmente é triste ver uma banda veteraníssima como o Aerosmith não saber resolver seus problemas de relacionamento entre eles e isso passar para a imprensa. Já que problemas assim são normais...qualquer relacionamento humano entra em crise, o safo é saber passar por isso positivamente criando maior maturidade, mas dizer isso para eles, os caras estão o que, uns 40 anos na estrada, quer mais maturidade que isso?
Não quero pensar que isso possa ser algo armado para a banda voltar as manchetes visto que eles andavam meio escondidinho ultimamente...
Nunca fui muito fã do Aerosmith, não quer dizer que não goste, tenho até um cd deles, mas é lá ma das bandas que mais admiro...mas respeito até mesmo pelo Steven Tyler que acho um cantor phodesco...
Espero que o problema entre eles se resolva logo e que a banda continue com o cara...não consigo imaginar Aerosmith sem o Tyler, é igual querer imaginar os Rolling Stones sem o Jagger...acho meio bizarro isso...os maiores bocudos do rock.
Todavia, como só coisas bizarras andam acontecendo pelo mundo...não posso duvidar de nada.

O USO DE PLAYBACK

Virou uma grande polêmica na Austrália a nova turnê de Britney Spears, Circus, pelo fato do uso de playback. Agora esse recurso usado pela Britney não é nenhuma novidade, visto que ela usou playback na apresentação sofrível dela no já distante Rock in Rio 2001.
Sei que há xiitas que esbravejam o uso do playback, mas não sou assim tão radical, ainda mais se tratando de show de pop, se fosse de rock aí já não defenderia tanto.
Um show pop necessita muito mais que a execução da música, requer bem mais apelo visual, uso de tecnologia, tem um maior caráter de entreterimento, com roupas idealizadas para cada música, coreografias, show pirotécnico, maior parafernalha no palco...
Acho, na minha opinião, que seria praticamente impossível para o artista manter a voz razoável durante todo o show, tendo que interpretar e dançar de um lado para outro do palco.
Agora o show todo em playback também não dá...se for assim grava um DVD e vende não precisa sair em turnê, mas acho que em algumas partes em que talvez se dê mais destaque a dança por exemplo, não vejo nada demais.
Sei que muita gente discorda, conheço gente que discorda, mas o show business é assim mesmo e acho que tudo é válido para o artista preservar a voz durante toda a turnê..imagina em final de turnê e não poder cantar!!! Como ficam os fãs?
Um caso que ganhou repercurssão de playback foi o da "cantora" Ashelee Simpson na apresentação dela no famoso programa de comédia norte-americano Saturday Night Live, bem como o próprio nome diz, o programa é ao vivo e ouve um erro na apresentação dela, ela ia executar uma música porém foi tocada a música que ela já tinha apresentado, revelando um dos maiores micos televisivos da história, tanto que a própria "cantora" se apresentou chorando e a banda sem saber o que fazer...a cena foi lamentável, apesar de nem gostar muito dela e nem da melosa irmã dela, fiquei com pena, até mesmo da crítica que caiu em cima.
Como diria aquele mala de apresentador dominical..quem sabe faz ao vivo...ou seja, o artista tem que saber do seu potencial, aprontar a sua turnê e ver como pode potencializar a sua voz durante o show e a turnê sem se prejudicar e também nem ficar tão visível que utiliza o playback, já que os fãs, bem esses estarão lá sempre para aplaudir...e os críticos para cair de pau..show business é assim mesmo e vida que segue.
Micaço da Apresentação de Ashlee Simpson

terça-feira, 10 de novembro de 2009

CLARO CURTAS ABRE INSCRIÇÃO

O Claro Curtas – Festival Nacional de Curtíssima Metragem valoriza aprodução audiovisual realizada em curtíssimos formatos (30 a 90 segundos) feita a partir de celulares, webcams, câmeras digitais e outros dispositivos móveis.O Claro Curtas 2009 traz o tema SER DIGITAL – Aprendizado e Transformaçãona Sociedade do Conhecimento. A ideia é ampliar os debates sobre aspossibilidades trazidas pelas novas tecnologias, suas formas de expressão e participação no mundo contemporâneo.

Dira Paes, Carlos Nader, Caio Gullane, Cao Hamburger e Matheus Nachtergaele são os jurados que selecionarão os melhores curtas.São 100 mil reais em prêmios!As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site
www.clarocurtas. com.br.<http://brazucah. mkt9.com/ registra_ clique.php? id=H%7C15024439% 7C26924%7C42361& url=http% 3A%2F%2Fwww. clarocurtas. com.br%2F>

1o. SEMINÁRIO DE CINEMA DIGITAL NO RIO DE JANEIRO - PROGRAMAÇÃO

Dia 10 de novembro terça-feira

14h - Sessão Pontos de Cultura
16h - Vingança, de Paulo Pons

19h - Debate: OS PRODUTORES - PEQUENOS ORÇAMENTOS Com SÉRGIO SÁ LEITÃO, presidente da Riofilme; PAULO PONS, da Pax Filmes; e LEANDRO SARAIVA, da TV Brasil.

Dia 11 de novembro quarta-feira

14h - As Aventuras de Gui & Estopa, de Mariana Caltabiano
16h - Ainda Orangotangos, de Gustavo Spolidoro
19h - Debate: OS TÉCNICOS - A IMAGEM E SOM DIGITAIS Com WALTER CARVALHO, diretor de fotografia; CARLOS KACHQUIN, da Dolby; e BATMAN ZAVAREZE, curador e diretor do projeto Multiplicidade.

Dia 12 de novembro quinta-feira

14h - Ainda Orangotangos, de Gustavo Spolidoro
16h - As Aventuras de Gui & Estopa, de Mariana Caltabiano
19h - Debate: AS EMPRESAS - NOVOS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS Com LUÍS MONTEIRO, da Kodak; RENATO GOYA, da Panasonic e Cléli Bessa,representante do SICAVDia
13 de novembro sexta-feira

14h - Vida de Balconista, de Pedro Monteiro e Cavi Borges
16h - Teste de Elenco, de Ian SBF e Osíris Larkin
19h - Debate: AS FINALIZADORAS - NOVOS INVESTIMENTOS Com JOSÉ AUGUSTO QUARTIM DE BLASIIS, da Casablanca/Teleimag e; ERON CARDOSO,dos Estúdios Mega; e JAL GUERREIRO, da Link Digital.

Dia 14 de novembro sábado

14h - Vingança, de Paulo Pons
16h - Sessão Pontos de Cultura
19h - Debate: OS EXIBIDORES - NOVAS JANELAS Com Silvio Da-Rin, secretário de audiovisual - MinC; José Eduardo Ferrão, daRain Digital; e Luiz Gonzaga Assis de Luca, do grupo Severiano Ribeiro e autor do livro "A hora do cinema digital - democratização e globalização do audiovisual" .

Dia 15 de novembro domingo

14h - Teste de Elenco, de Ian SBF e Osíris Larkin
16h - Vida de Balconista, de Pedro Monteiro e Cavi Borges
19h - Debate: OS ATIVISTAS - A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA DEMOCRATIZAÇÃO DAINFORMAÇÃO Com Adailton Medeiros, do Ponto Cine; Isabelle Cabral, da Pipa Produções; e Helder Quiroga, do Ponto de Cultura Cidades Invisíveis, de Minas Gerais.


maiores informações: www.cinemadigital2009.blogspot. com

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Palestra Programa de Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Palestra Programa de Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Data: 9 de Novembro de 2009 (Segunda-Feira)
Horário: das 19h30 às 22h30
Local: Auditório do Colégio Notre Dame
Rua Barão da Torre, 308 - Ipanema Rio de Janeiro - RJ

Um Convite Muito Especial para sua Empresa

Programa de Desenvolvimento Pessoal e Profissional"Desperte o Gigante que existe dentro de você"Professora Maria de Lourdes Ferreira Machado (Lurdinha)Assistida por mais de 1 milhão de pessoas em todo BrasilUm Verdadeiro Show em PNL (Programação Neurolinguística)Venha com toda a sua equipe conferir como a Programação Neurolinguística pode contribuir para:
* Desenvolvimento da Memória * A Implantação de Velocidade à Leitura * Aprimorar a Comunicação Interpessoal *

INDICADO PARA PROFISSIONAIS DE TODAS AS ÁREAS
Você colabora com quem de fato necessita, e nós colaboramos com o seu fortalecimento pessoal e profissional.
Ingresso: 1 lata de leite em pó que será doada ao Retiro dos Artistas

Faça já sua Reserva Ligue para 4062-7001
Faça sua reserva pelo site:
http://www.planobtr einamentos. com.br
Em caso de Grupos, faça uma lista com Nome / Empresa / Fone / E-mail para: contato@planobtreinamentos.com. br

A Propósito de Jean Vigo

O Centro Cultural Banco do Brasil faz uma homenagem ao diretor francês Jean Vigo é homenageado com a exibição integral de sua filmografia.
Morto prematuramente aos 29 anos, o cultuado diretor francês passou a infância em comícios e assembléias, entre as freqüentes prisões do pai, o líder anarquista Miguel Almereyda, que escrevia em jornais revolucionários constantes ataques à política de guerra, ao militarismo e ao autoritarismo.
Em 1917, o pai é morto na prisão em circunstâncias misteriosas. O padrasto lhe dá uma câmera em 1929, com a qual faz seu primeiro filme, “A Propósito de Nice”. Restariam a Vigo apenas quatro anos de vida, nos quais realizaria seus dois mais brilhantes filmes: “Zero de Conduta” e “ O Atalante”; além do curta-metragem “Taris”. Sua obra é compreendida numa transição entre a Vanguarda Francesa e o Realismo Poético, entre o cinema mudo e o cinema.
Data: 10 a 15 de novembroLocal: Cinema 1 e 2 Rua Primeiro de Março, 66 - Centro Bilheteria/Informações: Terça a domingo, das 10h às 21h Telefone: (21) 3808-2007
Ingressos: R$ 6 (inteira) R$ 3 (meia entrada para estudantes, professores, funcionários e correntistas do Banco do Brasil e maiores de 60 anos) Obs: as exibições em DVD tem entrada gratuita
Classificação: 10 anos

O CCBB divulgará em breve a programação completa.

Tangolomango no Circo Voador

O Tangolomango 2009 reunirá, no Rio de Janeiro, grupos populares de música, circo e dança em uma ciranda viva da cultura, recriando o fazer artístico, possibilitando o encontro entre diversos artistas que, com suas capaciadades de inventar, criam uma nova cara para a cultura.
Na edição de 2009, os protagonistas do espetáculo serão: Banda Caixa Preta, do Rio de Janeiro, Grial de Dança, de Recife, Cultural Pé de Cerrado e Irmãos Saúde, do Distrito Federal, Paideguará, de Belém, além dos argentinos Circo Social Del Sur, de Buenos Aires, e das venezuelanas do Tambores de Barlovento – Elleguá, de Caracas.

Não percam!Dia 8 de novembro, ás 19h, no Circo Voador.
Grátis!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Whitney Houston começará turnê mundial em Moscou

A cantora americana Whitney Houston dará início em 9 de dezembro em Moscou a uma turnê mundial após seis anos de silêncio, para apresentar o último trabalho, "I look to you", anunciou na terça (3) a promotora do evento.
Whitney Houston, que recebeu seis Grammy na carreira, também se apresentará em 12 de dezembro no Palácio de São Petersburgo, para viajar depois ao Japão, Reino Unido e Alemanha, entre outros países.
O cenário escolhido para o concerto será o pavilhão Olimpiyskiy, que recebeu em maio o festival de Eurovision.
"Houston apresentará ao público russo o novo disco 'I look to you', que já está atingindo novos recordes de vendas no mercado fonográfico", assinalou a fonte à agência oficial "RIA Novosti".
Além das novas canções, Houston interpretará clássicos que a transformaram em uma das divas do R'n'B, como "I will always love you", "My love is your love" e " So emotional".
"Os concertos que serão realizados na Rússia são uma nova oportunidade para Whitney", apontou.
"I look to you" é o sétimo disco da cantora americana desde a sua estreia em 1985. Em toda a carreira, ela já vendeu 140 milhões de CDs e DVDs.
Houston, que admitiu que seus problemas com as drogas quase acabaram com sua carreira, foi citada pelo Guinness como "a cantora que mais vendeu discos na história".

Discografia dos Beatles vai ganhar versão digital em USB

O site oficial dos Beatles anunciou nesta quarta-feira (4) que a discografia remasterizada da banda, lançada em CD em setembro deste ano, deve ganhar uma versão mais compacta, com pen drives de entrada USB em formato de maçã – símbolo da gravadora do grupo, a Apple.
Os pen drives serão lançados no dia 7 de dezembro, em uma tiragem limitada de 30 mil exemplares.
Além dos 14 álbuns da banda inglesa, o pen drive vai trazer 13 mini-documentários e reproduções digitais da arte dos discos, fotos raras e textos sobre os discos.
O USB será compatível com PCs e Macs, e terá o áudio em dois formatos: Flac (compressão sem perda) de 44.1 Khz e 24 bits e mp3 de 320 Kbps. O pen drive, de 16 Gb, já está em pré-venda no site oficial dos Beatles: www.thebeatles.com

METROPOLIS RECUPERADO

A versão integral do filme Metrópolis, encontrada no ano passado nem Buenos Aires, Argentina, será exibida em noite de gala no Festival de Berlim, que acontecerá em fevereiro de 2010. Para os fãs do diretor Fritz Lang, será uma oportunidade e tanto para assistir – na íntegra – o filme mudo do cineasta alemão, que foi encurtado em cerca de 30 minutos depois de uma repercussão negativa nas bilheterias e, relançado meses depois, acabou aclamado pela crítica e público.
Metrópolis foi lançado em janeiro de 1924 e foi o filme mais caro de sua época. Foi realizado por Lang nos estúdios de Babelsberg, fora de Berlim, onde usou efeitos especiais pioneiros para mostrar a tensão social entre a classe trabalhadora e capitalista no longínquo (para a época) ano de 2026.
“Quase nenhum outro filme alemão influenciou tanto a história do cinema quanto Metropolis de Fritz Lang”, disse Dieter Kosslick, chefão do festival. E completou: “Estamos agradecidos e honrados de exibir este lendário original restaurado nos 60 anos de aniversário do festival”.

Fonte: Adoro Cinema - Variety

OS 10 + MAIS VISTOS

1- Michael Jackson - This is It
2 - Besoura
3 - Tá Chovendo Hambúrguer
4 - Bastardos Inglórios
5 - Os Substitutos
6 - A Verdade Nua e Crua

7 - Distrito 9
8 - Matadores de Vampiras Lésbicas

9 - Se Beber Não Case
10 - Te Amarei para Sempre

2º FÓRUM DE PRODUÇÃO DE CINEMA

Está rolado em SP com o apoio do SENAC o 2º Fórum de Produção de Cinema: o roteiro, e a criação no cinema, TV e outras mídias.
para a programação completa clique aqui

Mostra de Woody Allen no Rio de Janeiro

Atenção, fãs de Woody Allen
A partir dessa quarta, dia 4/11, começará, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio deJaneiro, a mostra A Elegância de Woody Allen. Nela serão exibidos todos osfilmes do diretor em película, inclusive seu trabalho mais recente, TudoPode Dar Certo. O filme permanece inédito no circuito brasileiro e tem previsão de lançamento apenas para março de 2010.
Serão também exibidos filmes que tem a participação de Allen, como na animação FormiguinhaZ, o mediametragem Meetin WA de Jean-LucGodard e o documentário Wild Man Blues, sobre a turnê de sua banda de jazz pela Europa.
No Rio de Janeiro a mostra ocorrerá até o dia 29 deste mês depois seguirá para São Paulo.
A programação estádisponível no site oficial doCCBB<http://www.bb. com.br/portalbb/ home16,10133, 10133,21, 0,1,1.bb>

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Palestra "O Rio de João do Rio"


Data: dia 9 de novembro de 2009 na Capela Ecumênica da UERJ às 19h

A palestra pretende discutir a importância de João do Rio dentro do contexto cultural urbano do Rio de Janeiro culminando com a sua homenagem na maior manifestação da identidade cultural do Rio de Janeiro, o Carnaval. A entrada é franca.
Tema do enredo do Império Serrano do ano de 2010, o jornalista, cronista, tradutor e teatrólogo brasileiro, João do Rio também é assunto da palestra "O Rio de João do Rio"
Participações: vice-presidente de carnaval do Império Serrano, Rachel Valença, que também é pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa e o professor Felipe Ferreira do Centro de Referência do Carnaval da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A Caixa Cultural apresenta F DE FALSO: NEM TUDO É VERDADE

Mostra de Pseudodocumentários. Uma seleção de filmes que apresenta comoverdade as histórias mais inusitadas que você já viu.
Você sabia que o homem na verdade não foi à Lua, e todas aquelas imagens que a gente conhece foram feitas em estúdio? Que na época do cinema mudo houve um diretor que quis filmar um grande épico na Nova Zelândia e que um homem capaz de se transformar em qualquer tipo de pessoa foi uma grande sensação nos EstadosUnidos? Que a maior banda de heavy metal de todos os tempos se chama SpinalTap? Que o Acre não existe? Pois estas e outras histórias você confere nestes falsos documentários, filmes que em tudo parecem verdade, mas os personagens e os fatos são totalmente inventados.
A mostra fica em cartaz do dia 3 ao dia 8 de novembro, no Teatro da Caixa Cultural, SBS Quadra 4, lote 3/4, em sessões diárias às 15, 17 e 19 horas. A programação inclui filmes de grandes diretores, como Orson Welles e WoodyAllen, sucessos de bilheteria como Borat e Cloverfield e até alguns filmes inéditos, como um falso documentário feito pelo diretor de O Senhor dos Anéis e o primeiro longa-metragem desse tipo, feito em 1967.

Falsos documentários Para todos os efeitos, pode-se considerar como falso documentário toda aquela produção audiovisual que busca gerar no receptor um senso de autenticidade além da tradicional “suspensão da descrença”. Enquanto um filme de ficção necessita apenas de verossimilhança interna, para que o espectador creia na coerência da história, no fato de que os eventos são verdadeiros naquele universo construído, o pseudodocumentário busca enganar momentaneamente o receptor, para que ele acredite que os eventos retratados de fato ocorreram fora da tela, no mundo real.

Nesta primeira mostra “F de Falso – Nem tudo é verdade”, propõe-se uma breve introdução ao gênero, buscando dentro das possibilidades, oferecer um panorama abrangente da trajetória evolutiva desse formato audiovisual. Pode-se dizer que os filmes e programas canônicos do gênero estão presentes,assim como amostras atuais de toda a diversidade de temas e estilos que ele encerra.Possui ainda um viés crítico e educativo, ao exibir obras que usam os mesmos códigos e convenções do documentário, como o narrador autoritário, cobertura real dos eventos, fotografias de arquivo, entrevistas, testemunhas oculares,etc. A mostra tem, portanto, um caráter crítico no sentido de formar platéias mais conscientes dos mecanismos do audiovisual.
F DE FALSO: NEM TUDO É VERDADE - Mostra de Pseudodocumentários.
De 3 a 8 de novembro, sessões diárias às 15, 17 e 19 horas, no Teatro da Caixa Cultural, SBS Quadra 4, lote 3/4.
Informações: no site
www.caixacultural. com.br, ou no telefone (61) 3206-9448. Realização:Klaxon Cultura Audiovisual. Patrocínio: Caixa Econômica Federal.

Índios da divisa de RO e MT trocam arcos e flechas pelo ativismo digital

Fonte: Estado de São Paulo
Quando o cacique Almir Surui acessou o Google Earth pela primeira vez, em um cibercafé, fez aquilo que quase todos fazemos: procurou sua própria casa. No caso, a reserva indígena 7 de Setembro, que ocupa cerca de 250 mil hectares entre os Estados de Rondônia e Mato Grosso; é lá onde vive a tribo que lidera, os Pater Surui.
Espantou-se, de cara, com o que via na tela. Onde foram parar todas as árvores?Apesar de já há anos lutar contra as madeireiras ilegais da região, a visão de cima o chocou. Só via a mancha marrom do desmatamento, que, no ano passado, comeu da Amazônia o equivalente à metade do território do Estado de Sergipe.
Com o susto, porém, veio a ideia. "Senti que estava em um mundo novo, que podia transmitir a consciência do meu povo para todos. Aquela tecnologia, que leva você de um canto para outro sem sair do lugar, reduzia dias de caminhada a apenas alguns segundos. Era algo diferente. Fazia sonhar e planejar ações", conta o cacique.
E Almir sonhou alto, mesmo. Depois de se articular com a ONG Equipe de Conservação da Amazônia (ACT), decidiu que iria para São Francisco, nos Estados Unidos, e procuraria o Google. Queria mostrar ao mundo, por meio da web, o descaso do poder público com a preservação das terras indígenas e da Amazônia. E não é que a empresa comprou o projeto? Com a parceria com o Google Earth Outreach, a divisão filantrópica da companhia, os surui receberam computadores, smartphones (equipados com o sistema Android) e aparelhos de GPS para que pudessem, eles mesmos, colocar os seus costumes no mapa. A ideia é que, assim que identificarem um foco de retirada ilegal de madeira na região, os índios já subam fotos e vídeos no YouTube que serão agregados ao Google Earth e ficarão disponíveis para que todos acompanhem."Os mapas online também permitem que se conheça melhor o território indígena, com marcadores com informações sobre quais os lugares em que os surui caçam, pescam e seus pontos sagrados. Isso é importante para a preservação da tradição", defende Vasco van Roosmalen, diretor da ACT Brasil."
A parceria serviu para que os surui usassem a tecnologia para dar visibilidade a seus problemas e para monitorar o que acontecia em seu território", explica o cacique Almir, que, na semana passada, foi homenageado pelo projeto Google Earth Heroes, que incentiva organizações que usam a ferramenta para o ativismo socioambiental.
Para a cineasta Denise Zmekhol, o Google Earth é uma "ferramenta poderosa" para esse tipo de grupo, pois "as pessoas só entendem a gravidade do desmatamento quando o veem de cima". Autora do minidocumentário Trocando Arcos e Flechas por Laptops (disponível no YouTube), que retrata a saga dos índios com o Google, Denise diz que a transição tecnológica é radical para os surui. "A tribo saiu da idade da pedra e deu no mundo digital em 40 anos", brinca, já que o primeiro contato deles com o homem branco data de 1969.
Se o sociólogo Marshal McLuhan profetizava, nos mesmos anos 60, que a tecnologia reduziria distâncias e interligaria pessoas com interesses semelhantes, esse conceito parece ter se concretizado apenas no novo milênio. Com a web, o mundo virou uma enorme aldeia, da qual até uma tribo, antes isolada, faz parte.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

MOSTRA DE SP EXIBE ÚLTIMO FILME DE LEDGER

A grande expectativa gerada pela imprensa cinematográfica internacional por "O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus", se refere ao fato de ser o último trabalho do ator Heath Ledger (famoso pelo papel do Curinga em "Batman - O Cavaleiro das Trevas", e morto em 2008 aos 28 anos por abuso de remédios). O longa é um dos destaques da 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começou no dia 23 e segue até o dia 5 de novembro.

FESTCINE AMAZÔNIA

Mais um evento super legal para aqueles que gostam de cinema e se importam com a preservação ambiental.
O evento é o FestCinema Amazônia - Festival de Cinema e Vídeo Ambiental que vai acontecer em Porto Velho, Rondônia, de 9 a 14 de novembro.
Para quem tiver curiosidade sobre os filmes que participarão dê sua clicada aqui

CONCURSO DE FOTO - CELULAR

Aqueles que gostam de tirar fotos com seus celulares, vai rolar agora um concurso e uma exposição de JAN a FEV no CCJE (Centro Cultural da Justiça Eleitoral), no centro do Rio. Além das fotos premiadas a exposição contará com projeções de 500 fotos de Christian Caselli.
Aos interessados o site é www.foto-celular. com , as inscrições vão até 01-12.
BOA SORTE

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

terça-feira, 27 de outubro de 2009

UNIÃO EUROPÉIA CRIA SUA BIBLIOTECA DIGITAL

A União Européia colocou um acervo com mais de 100 mil publicações para download gratuito pelo site www.bookshop.europa.eu.
Para a criação de sua biblioteca digital, a organização digitalizou mais de 12 milhões de páginas. Todo ano são lançadas mais de mil novas publicações que estarão acessíveis, agora, no
site.

Site transmite shows ao vivo pela internet

Idéia super legal do site Show na Web. Eles disponibilizam na faixa espetáculos ao vivo pela internet. A próxima exibição será o show de Naná Rizinni, nesta quarta-feira, 28, na fnac Pinheiros, a partir das 19h.
Para quem tá sem grana para poder conferir shows é uma boa!

OCA APRESENTA EXPOSIÇÃO SOBRE O PEQUENO PRÍNCIPE

Exposição do livro “O Pequeno Príncipe”, do piloto francês Antoine Saint-Exupéry publicado em 1943, conduz o público a uma viagem pela vida do escritor.
A Oca, no Parque Ibirapuera, expõe o material das 9h às 19h, com entrada franca às terças-feiras.
O primeiro andar é composto por cubos, cada um representa um trecho do livro. Já no subsolo está recriado as viagens do piloto. E no primeiro andar estão os cadernos de viagem e ilustrações originais de Saint-Exupéry.

Parque Ibirapuera
Endereço: Pavilhão Lucas Nogueira Garcez , Av. Pedro Alvarez Cabral, s/n° - Portão 03

ZIRALDO É PREMIADO

O cartunista brasileiro Ziraldo acaba de receber o Prêmio Ibero-americano de Humor Gráfico Quevedos. A cerimônia de entrega ocorreu na cidade espanhola de Alcalá de Hernares. De acordo com o artista, o prêmio foi o mais importante de sua carreira.

Concurso nacional de poesia divulga vencedores

A Secretaria de Cultura do Paraná acaba de divulgar o resultado do Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody.
O primeiro lugar foi conquistado pela mato-grossense Andreza Silva Pereira, que ganhou R$ 10 mil com o texto Sal-dor.
Atrás dela, vem a gaúcha Claudia Schroeder, com a poesia Jantar, e o paraibano Valberto Cardoso da Silva, com Pré-destino.
O júri do evento foi composto por Domingos Pellegrini, Estrela Leminski e Fabrício Carpinejar.

PEDALA RIO

Todo cidadão maior de 13 anos e que possui cartão de crédito pode alugar sua bicicleta para uso no Rio de Janeiro.
O projeto Pedala Rio garante estações de aluguel de bicicletas, numa parceria entre a prefeitura e a empresa Sertell, de Recife.
A ideia é ótima para o transporte consciente e se encaixa bem para uso nos 140 quilômetros de ciclovias cariocas.
Inspirado no Vélib francês, o projeto prevê mais de 50 estações espalhadas por toda a cidade até o início de 2010.
A orla da Praia de Copacabana já ganhou duas estações, com capacidade para abrigar de dez a 14 bicicletas, que funcionam das 6h às 22h.
Para participar, o usuário precisa adquirir o passe para aluguel mediante cadastro via Internet. Para aluguel diário, paga-se R$ 10,00; semanal, R$ 30,00; anual, R$ 350,00. O pagamento pode ser realizado por cartão de crédito ou depósito bancário.

IMS APRESENTA A EXPOSIÇÃO MAUREEN BISILLIAT

O Instituto Moreira Sales recebe até 17 de janeiro, a exposição Maureen Bisilliat: Fotografias, que reúne mais de 200 imagens editadas e selecionadas pela própria fotógrafa inglesa de seus ensaios, basicamente sobre paisagens, pessoas e contextos típicos do interior do Brasil, bem como de viagens a países como Bolívia, China e Japão.
Fixada no Brasil desde 1957, Maureen Bisilliat trabalhou para a Editora Abril entre 1964 e 1972, fotografando para várias publicações, entre elas a revista Realidade. A britânica é autora de livros de fotografia inspirados em obras de grandes escritores brasileiros, como A João Guimarães Rosa, Sertões - Luz e Trevas (Euclides da Cunha) e O Cão Sem Plumas (João Cabral de Melo Neto).

DreamWorks na Contramão?

Todo mundo deve saber que o Twitter hoje é um fenômeno mundial, pelo menos aqueles que estão sempre ligados nas novidades da informática.
O número de usuários só aumenta. No meio cinematográfico não é diferente. Muitos atores e diretores têm usado o Twitter para divulgar seus trabalhos e projetos atraindo a atenção de seguidores.
Mas na contramão dessa tendência a DreamWorks proibiu em contrato que Mike Myers e Cameron Diaz comentem em twitter ou similares, qualquer detalhe sobre o novo filme da saga de Sherek, Sherek Forever After, que vai ser o 4º filme do ogro mais querido do cinema.
Se por um lado aumenta a curiosidade sobre o filme, será que também não prejudicaria em uma maior divulgação na internet?

NOTAS DE CINEMA

O Longa dinamarquês Brotherhood foi o vencedor do Festival de Cinema de Roma. Dirigido por Nicolo Donato, que era fotógrafo de moda, o longa conta a história de um romance homossexual entre dois nazistas.
Vencedor do Oscar deste ano por sua atuação em Milk - A Voz da Igualdade, Sean Penn chegou a Cuba no último domingo. De acordo com o site especializado em celebridades TMZ, o ator foi ao país entrevistar o líder Fidel Castro para uma matéria a ser publicada na revista Vanity Fair. A reportagem de Penn deve ser sobre as mudanças ocorridas na ilha em decorrência da administração Barack Obama.
Preso na Suíça desde 26 de setembro, o cineasta Roman Polanski teve seu pedido de extradição formalizado pelos EUA. De agora em diante, o destino do diretor franco-polonês ficará à mercê das decisões judiciais dos dois países.
Em vez do Golfo do México, como no anterior, as amigas de Sex and the City devem viajar para o Marrocos no segundo filme baseado no seriado. Com previsão de chegar aos cinemas em maio do ano que vem, o longa também terá cenas em que as protagonistas se vestem com roupas dos anos 80.
Woody Allen continua frenético. Com um trabalho recentemente lançado, o ainda inédito no Brasil, Tudo Pode Dar Certo, o diretor já anunciou o título do seu novo projeto, You´ll Meet a Tall Dark Stranger, que já teve suas filmagens encerradas em Londres. O longametragem é protagonizado por uma família, cujos integrantes precisam lidar com tentativas para resolver seus romances pessoais. Contaremos no filme com um time de primeiríssima grandeza encabeçado por Anthony Hopkins, além de Naomi Watts, Antonio Banderas, Freida Pinto e Josh Brolin a previsão é que o filme chegue aos cinemas apenas no segundo semestre de 2010.
O recente Tudo Pode Dar Certo tem previsão de aterrissagem nos cinemas brasileiros para março do ano que vem.

TV deixa de ser item mais importante entre os jovens

RedaçãoFolha de S. Paulo

A TV, o eletrodoméstico de maior penetração no país, já não é considerado o item mais importante do dia a dia para a população jovem (de até 34 anos), segundo resultado de pesquisa feita pelo Ibope sobre hábitos de consumo de meios de comunicação.
Para a faixa etária de dez a 17 anos, o computador com acesso a internet é o aparelho mais relevante (com 82% no ranking de prioridade), seguido pela TV(65%) e telefone celular (60%). Dos 18 aos 24 nos, o líder do ranking passa a ser o telefone celular (78%), com computador ligado à rede (72%) e TV(69%) em sequência, o que tem pequenas diferenças em relação ao próximo grupo, dos 25 aos 34: celular (81%), TV (73%) e computador (65%).
Na média geral da população, a TV fica na liderança da pesquisa, com77% de preferência.Para Dora Câmara, diretora comercial do Ibope, os resultados também são explicados por um processo de convergência: quanto mais jovem a população, maior é a capacidade de acomodar os meios de comunicação de forma simultânea."Metade dos jovens de 12 a 19 anos costuma acessar a internet enquanto veemTV ou ouvem rádio", diz. Apesar disso, 82% dos 800 entrevistados preferem consumir um meio de cada vez. Dora brinca que, apesar da evolução dos meios, "o homem ainda é versão1.0", o que de certa forma explica essa preferência. "Estamos cada vez mais midiáticos, mas isso não significa que abandonaremos os meios mais antigos. Apenas incorporamos os novos em nossa rotina", diz Dora.

IMITAÇÃO DA VIDA (1959)


Quando peguei na locadora o filme Imitação da Vida, de 1959, não esperava grandes coisas, parecia um filme dramático de Hollywood com disposição apenas para arrancar lágrimas da platéia, queria era mesmo ver a atuação de Lana Turner.
Todavia, que mero engano, e como gosto de me surpreender positivamente (claro).


A história mostra diversos conflitos, pessoais, familiares e profissionais, uma real imitação da vida que torna claro como são delicados os relacionamentos humanos.


A história começa em uma praia de Coney Island em 1947, quando a aspirante a atriz Lora Meredith (Lana Turner) se perde da filha. Ela acaba encontrando-a com uma senhora negra e uma menina, as duas brincavam e fizeram amizade com um fotógrafo, Steve Archer (John Gavin).
Lora fica agradecia pela senhora chamada Annie Johnson (Juanita Moore) ter cuidado da sua filha. Mas ela fica sabendo que Annie está procurando trabalho e se oferece para trabalhar na casa de Lora como doméstica, já que não tem para onde ir com sua filha Sarah Jane, (Karin Dicker, Sarah Jane com 8 anos).


Sensibilizada, mesmo não tendo como pagar, Lora aceita os serviços de Annie e abriga as duas em seu apartamento. Sarah Jane e a filha de Lora, Susie (Terry Burnham, Susie com 6 anos) tornam-se grandes amigas.


Aí surge um primeiro conflito, Annie Johnson é negra, mas sua filha é branca e não aceita o fato de ser filha de uma negra e destrata a mãe por isso, a renega em vários lugares, inclusive na escola.


Lora tenta vários papéis na Broadway e até mesmo chega a sofrer assédio de um agente que em troca por um papel, quer Lora fazendo outros tipos de serviços para ele, o que ela recusa fazer.
Nesse meio tempo, Lora se reencontra com o fotógrafo Steve, que havia tirado uma foto das meninas na praia e a procurou para mostrá-la as crianças.
Logo surge um affair entre Lora e Steve, porém Lora consegue uma chance no teatro e vê sua carreira de atriz subir rapidamente logo ganhando grande destaque, o que acaba levando Lora a se afastar de Steve e a ter cada vez menos tempo com sua filha.
Apesar de não ter esquecido Steve, Lora começa um relacionamento com o roteirista David Edwards que passa a escrever peças especialmente para ela.


Rica e com muito sucesso, Lora logo larga seu humilde apartamento e compra uma bela mansão e enche sua filha de mimos e agrados, mas o que ela mais quer é a companhia da mãe, sempre ausente devido aos compromissos profissionais.


Lora continua sua amizade com Annie e é essa quem fica mais tempo com as meninas, já crescidas, Susie (Sandra Dee, Susie com 16 anos) e Sarah Jane (Susan Kohner, Sarah Jane com 18 anos) estão tomando rumos diferentes na vida. Enquanto Susie entra para a faculdade, Sarah Jane está cada vez mais complexada quanto a sua origem negra e cada vez mais rebelde. Começa um relacionamento com um rapaz escondido da mãe.
Um dia o rapaz é vítima de piadas de colegas porque namora uma negra, enfurecido ele agride Sarah Jane chamando-a de negra. Machucada e humilhada Sarah Jane culpa a mãe por ela sofrer tantas humilhações e some.


Um dia Annie descobre uma caixa de fósforos de um clube noturno dentro de um dos bolsos de um casaco da filha, indo até esse clube, ela vê Sarah Jane se apresentando dançando e dublando em uma boate, o que deixa a religiosa Annie escandalizada e pede imediatamente que a filha saia dali.
Quando o gerente do clube descobre que Annie é mãe de Sarah Jane, a manda embora.


Sarah Jane pede que a mãe a esqueça e foge.


Muito amargurada, Annie começa a ficar com a saúde debilitada.
Por outro lado, Lora recusa fazer um novo papel de comédia com David Edwards e prefere apostar em um papel dramático aceitando trabalhar com outro roteirista, o relacionamento entre os dois acaba.
Lora então se reaproxima de Steve, de quem sempre gostou. Os dois fazem planos juntos, mas Lora acaba recebendo um convite para trabalhar em um filme com um famoso diretor italiano. Apesar de contrariado, Steve aceita a ida de Lora para a Itália e fica tomando conta da filha dela, Susie, e sem perceber acaba despertando um amor platônico da jovem por ele.
Steve sente grande apreço por Annie e sensibilizado pelo drama dela contrata um detetive para saber do paradeiro de Sarah Jane. Acaba descobrindo que ela está em Hollywood dançando em um clube.
Annie vai lá para se despedir da filha, dizendo que apesar de não gostar, aceita a decisão da filha. as duas se emocionam e Annie parte.
Annie fica com a saúde cada vez pior. Em uma noite, Susie confessa a Annie que está apaixonada por Steve.
Susie esperando Steve chegar, o vê voltar de carro com sua mãe e os dois se beijando, ela tem um acesso de ciúmes e no dia seguinte diz para a mãe que fez sua inscrição na faculdade no Colorado, apesar de dizer que quer se tornar mais independente, elar quer ficar longe da mãe e de Steve, ainda mais depois que soube que os dois iriam se casar.
Annie conta para Lora que o real motivo da atitude de Susie é que ela ama Steve. Sem saber o que fazer, Lora diz para Susie que deixará Steve se ele for o motivo delas se separarem. Susie fica com raiva e diz que a mãe está fazendo com ela apenas um papel de atriz "Mãe, deixe de representar! Voltada para seu sucesso, você nunca teve tempo para mim. Minha sorte é ter sempre Annie ao meu lado".
Lora fica arrasada com o que a filha diz.


Pouco tempo depois, Annie fica muito doente e o médico diz a Lora que ela tem pouco tempo de vida. Recebendo a visita de um pastor da sua igreja, Annie pede a Lora que cuide de sua filha e diz para Steve que dentro de uma gaveta na sua cômoda há todas as recomendações de como ela deseja o seu funeral.
No funeral de Annie há a participação da Rainha do Gospel Norte-Americano Mahalia Jackson, que canta "Trouble of the World".
Enquanto o caixão de Annie é carregado por uma carruagem, Sarah Jane aparece desolada, chorando, chamando Annie de mãe pela primeira vez em público, e fica abraçada ao caixão pedindo desculpas por tudo o que fez.
Lora tenta consolar a garota e ela responde "Dona Lora, eu matei a minha mãe!"

_____________
Imitação da Vida é baseado num livro de Fannie Hurst, e é um 'remake' da primeira adaptação dessa obra para o cinema, de 1934. Essa versão foi dirigida por Douglas Sirk, é seu último trabalho nos Estados Unidos, antes de retornar ao seu País de origem, a Alemanha, onde realizaria três outros filmes antes de sua morte.
O filme aborda bem a relação familiar, e frisa bem a discriminação racial, tão visível nessa época nos Estados Unidos.
Fica como destaque as atuações de Juanita Moore como Annie Johnson e para Susan Kohner que interpreta Sarah Jane adulta. Tanto que Juanita foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante e também ao Oscar na mesma categoria junto com Susan Kohner.
Vale também como destaque a participação especial de Mahalia Jackson interpretando "Trouble of The World".



OS 10 + VISTOS DA SEMANA

1 - DISTRITO 9
2- TÁ CHOVENDO HAMBÚRGUER
3 - BASTARDOS INGLÓRIOS
4 - A VERDADE NUA E CRUA
5- TE AMAREI PARA SEMPRE
6- SE BEBER, NÃO CASE
7 - NOVIDADES NO AMOR
8- UP - ALTAS AVENTURAS
9 - OS NORMAIS 2- A NOITE MAIS MALUCA DE TODAS
10 - O DESINFORMANTE

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CINE HQ - DOS QUADRINHOS PARA AS TELAS

Em dezembro ocorrerá, em Porto Alegre (RS), o curso CINE HQ – Dos Quadrinhos para as Telas, ministrado pelo jornalista Rodrigo Fonseca, que também é produtor editorial, professor da Escola Livre de Cinema e crítico de cinema do jornal O Globo.
O curso tem como intuito analisar a evolução do relacionamento entre o cinema e as histórias em quadrinhos para compreender como uma mídia modificou a outra.
Datas: 5 e 6 de dezembro (sábado e domingo)
Horário: das 9h30 às 12h – das 13h30 às16h
Local: Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (Rua dosAndradas, 959 – Porto Alegre)
Informações e inscrições: (51) 9101-9377

CONCURSO DE CURTA-METRAGENS

A Controladoria- Geral da União (CGU) - em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) - prorrogou as inscrições para o 1° Concurso do Minuto da CGU e para o 1° Concurso Nacional de Curtas-Metragens da CGU.
O 1° Concurso Nacional de Curtas-Metragens da CGU vai premiar 20 curtas com duração de 60 segundos. O tema é 'Luta contra aCorrupção: um Compromisso de todos'. Os autores dos vídeos vencedores receberão R$ 1.000,00 cada, e as inscrições vão até 16 de novembro.
Já as inscrições para o Concurso Nacional de Curtas-Metragens ficam abertas até 30 de novembro.
Podem participar projetos de obras com duração entre 5 e 10 minutos. Serão selecionados até 2 projetos, com prêmio máximo de R$70.000,00.
Para participar dos concursos, as obras devem ser inéditas. Não há restrições quanto ao gênero (ficção, documentário, animação, etc.).
Mais informações, pela página eletrônica:
http://www.cgu. gov.br/concursos /curtas/

ENCONTRO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE CULTURAL EM SALVADOR

Durante quatro dias, representantes de organizações culturais de mais de 40 países de todos os continentes, além de autoridades e especialistas brasileiros, vão discutir propostas sobre a diversidade cultural num mundo globalizado, a implantação da Convenção da Unesco Sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais e o papel da sociedade civil na construção de uma cultura da paz.
Esta é a primeira vez em que esse encontro é realizado num país do hemisfério sul e os debates e seminários serão abertos à participação do público.

Data : 4 a 8 de novembro
Horário: 9h às 17h30
Local: Hotel Sol Victoria Marina (Salvador)
Informações: (71) 3117-1442
Organização:
FICDC Federação Internacional das Coalizões pela Diversidade Cultural
CBDC Coalizão Brasileira pela Diversidade Cultural
Realização:Centro Brasileiro da Diversidade Cultural/ Associação Cultural SIMBORA
Patrocínio: Ministério da Cultura/Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural
Apoio Institucional: Governo do Estado da Bahia/Secretaria Estadual de Cultura
Apoio: CBC Congresso Brasileiro de Cinema/CCDC Coalizão Canadense pela Diversidade Cultural RDEB Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia/ TVE-Ba

FESTIVAL DO AUDIVISUAL UNIVERSITÁRIO

PROGRAMAÇÃO 2009 - DE 26 A 31 DE OUTUBRO - FORTALEZA/CE

DE 27/10 A 29/11 Mostra Cearense de Fotografias Universitárias Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

DIA 26/10 Oficina de Produção Independente de Vídeo 9hs às 12hs Vila das Artes

DIA 27/10 Oficina de Produção Independente de Vídeo 9hs às 12hs Vila das Artes

Oficina de Interpretação para Atores 14hs às 18hs
Marista - NUPADIA
28/10 Oficina de Apreciação de Curta-metragem (traga seu curta)
9hs às 12hs Vila das Artes

Oficina de Interpretação para Atores 14hs às 18hs
Marista - NUPADIA

29/10 Oficina de Apreciação de Curta-metragem (traga seu curta) 9hs às 12hs Vila das Artes Oficina de Videoclipe 9hs às 12hs Vila das Artes
Oficina de Interpretação para Atores 14hs às 18hs
Marista - NUPA

Seminário Cinema de Ponto a Ponto - Construindo uma ação audiovisual das 14h às 18h
Local: Vila das Artes

Mostra Nacional de Cinema Universitário 19h às 21h Cine-teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
SEÇÃO 1
Amor de Família, de Leonardo Levis Fic. 13 min. RJ. UFF
Sinopse: A jornada de uma família noite adentro.

Verão, de Barbara Cariry Fic. 9 min. CE. Unifor
Sinopse: É verão. O amor adormecido desperta na doce carícia da chuva. Os namorados estão iluminados pela mocidade. Ah! Que esta estação quente te seja propícia com seu cortejo de diamantes.

Alto Astral, de Hugo Pierot e Glaucia Barbosa Fic. 11 min. CE. UECE
Sinopse: No azul do céu, descansa o meu corpo inerte.

Baronesa, de Cláudio Afonso Doc. 15 min. SP. USP
Sinopse: São Paulo. Avenida Paulista. A Baronesa de Arary revelado por seus moradores.

Seção 2
Minha av ó comemora aniversário com suas amigas de hidroginástica, deLeonardo Amaral Fic. 15 min. MG. UFMG
Sinopse: Um filme de avó.

Uma Canção de Dois Humanos, de Giovan Barros Fic. 9 min. RJ. UFF
Sinopse: Um réquiem, um amor que definha e renasce. Uma, outra, a mesma mulher.

No Noel, de Sabrina Greve Fic. 7 min 15 seg. SP. FAAP
Sinopse: Duas irmãs aguardam ansiosamente a chegada do pai para a ceia de natal.

Elétrico Jardim da Escuridão, de Mariana CamposDoc/Exp. 10 min. MG. UFMG
Sinopse: Vídeo documental feito com imagens caseiras sobre os entimento de rejeição e perda do amor dos outros.

Sebo, de Lucas Cassales Fic. 8 min. RS. PUC
Sinopse: Em uma sala abissal de um casarão decadente, um senhor excêntrico toma sopa com uma garotinha. Enquanto isso, no porão, o mordomo limpa a caixa de gordura.

Mostra Cearense de Bandas Universitárias 21h às 00h Teatro do SESC SENAC Iracema Fundamento Eterno - FAC / FATESE
Consuelo Lins Unifor / FAC
Água Ardente Blues UECE
Cordel do Conto do Vigário UECE / UFC
Tia Maria Unifor

DIA 30/10
Oficina de Videoclipe 9hs às 12hs Vila das Artes Seminário Cinema de Ponto a Ponto - Construindo uma ação audio visual das 14h às 18H
Local: Vila das Artes

Mostra Nacional de Cinema Universitário 19h às 21h Cine-teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Seção 3

Filme de Apartamento, de Marcela Bertoletti Fic. 19 min. RJ. UFF
Sinopse: Fred está sozinho no apartamento de Clara, remexendo na intimidade de sua ex- namorada.

Mas um desses filmes universitários de apartamento.Entre o que se imagina e o que se pode tocar, de Glaucia Barbosa Exp. 9 min. CE. UECE
Sinopse: Um abismo entre o que se imagina e o que se pode tocar.

Ruído, de Arno Schuh Fic. 7 min 11 seg. RS. PUC
Sinopse: Homem absorto em seu apartamento some.

Banhos de Mar, de Raphael Mesquita Fic. 15 min. RJ. UFF
Sinopse: Numa vila de pescadores, os banhos de mar de Clarice e sua família são interrompidos pelo desaparecimento do pai.

Seção 4

O Homem Bifurcado, de Hugo Pierot, Gláucia Barbosa e Márcio Araújo Doc. 18. CE. UECE
Sinopse: Ensaio documental sobre a vida e a obra do escritor cearense José Alcides Pinto.

Matryoshka, de Salomão Santana Fic. 9 min. CE. Unifor
Sinopse: Sou uma estrangeira na minha própria cidade.

Aranceles, de Melo Viana Fic. 15 min. PR. CINETVPR
Sinopse: Panorama do Cinema Latino Americano visto em uma prisão em um único plano.

Bomba!, de Lara Lima, Marcelo Lima e Renato Coelho Exp. 4 min 36 seg. SP. FAAP
Sinopse: Uma refiguração dos eventos de Maio de 68.

Mostra Cearense de Bandas Universitária 21h à 00h
Teatro do SESC SENAC Iracema

Arsenic FIC / FGV
Jonnata Doll e Garotos Solventes UFC
Rua Mundo UFC / Unifor
Os Malditos Rock Band UECE / UFC
Thrunda UFC / FIC

DIA 31/10 Cerimônia de premiação dos vencedores das Mostras de Cinema, Fotografia e Bandas A partir das 19h Cine-teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Festa de Encerramento do Festival NÓIA 2009
A partir das 22h Hey Ho Rock Bar (Rua José Avelino, 604, Praia de Iracema)
Atrações: Bandas Tia Maria e Red Run (Vencedoras da MostraUniversitária de Bandas 2008)

CONCURSO PREMIA PESQUISA SOBRE AUDIOVISUAL

Estão abertas as inscrições para o Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual (2009-2010), concurso que selecionará pesquisas e estudos acadêmicos ou independentes sobre cinema e audiovisual brasileiro.
Com promoção da Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura em conjunto com o Iniciativa Cultural - Instituto das Indústrias Criativas, o concurso premiará três pesquisas com a publicação de um livro, com tiragem de 1,5 mil exemplares.
As áreas a serem contempladas são: pesquisa em língua portuguesa resultante de tese de doutorado em cinema e audiovisual brasileiro; pesquisa em língua portuguesa resultante de dissertação de mestrado em cinema e audiovisual brasileiro; e pesquisa ou estudo sem vínculo acadêmico, em cinema e audiovisual brasileiro, em língua portuguesa.
A seleção dos projetos, em todas as modalidades, será realizada de 11 de janeiro a 8 de março de 2010, data em que será divulgado o resultado. As inscrições estão abertas até 18 de dezembro.
Mais informações pelo e-mail:
info@iniciativacultural.org. br

PRIMEIRO FESTIVAL DE CINEMA ONLINE DO MUNDO EM SP

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA TEM O PRIMEIRO FESTIVAL ONLINE DO MUNDO
A 33ª MOSTRA e THE AUTEURS, em iniciativa pioneira, oferecem o primeiro FESTIVAL ONLINE do mundo.
Esta vai ser a primeira vez na história que um grande festival de cinema disponibiliza uma vasta seleção dos filmes da sua programação.
Uma excelente oportunidade para promover o cinema internacional para além de seus públicos locais.

para saber mais visite: +<
http://www.mostra. org/exib_ destaque. php?destaqueId= 252&language= pt>

sábado, 24 de outubro de 2009

OS MALVADOS - ANDRÉ DAHMER

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

DÚVIDA


Tudo se passa em 1964, no bairro do Bronx. A diretora da Escola Católica St. Nicholas, irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), é conhecida pela sua rigidez inflexivel. Quando chega na escola o carismático Padre Flynn (Phillip Seymour Hoffman).
Nessa altura entrou na escola o primeiro aluno negro, Donald Miller. Por se sentir rejeitado, Donald encontra apoio e amizade junto ao padre. Despertando suspeitas na diretora ainda mais depois que uma das professoras Irmã James (Amy Adams) sente em uma das aulas que o menino tem hálito de bebida.
A diretora tenta a todo o custo expulsar o padre da escola, mesmo sem ter nenhuma prova conta ele.
A história vai se desenrolando até bem só acho que o final deixou a desejar, mas acredito que o filme cumpriu bem o seu papel. Em nenhum momento ele mostra se o padre abusou ou não do menino, talvez por isso o título, Dúvida.
Que cada um tire suas próprias conclusões.



quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CURSO GRATUITO DE HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL

CURSO HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL - FASE 2

Depois de uma bem-sucedida primeira fase do curso, o História do Cinema Mundial abre novamente as portas do Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios) para mais 4 módulos autônomos que abordam a história das cinematografias mundiais.
O curso é inteiramente gratuito.
As inscrições se iniciam no dia 22 (quinta-feira) e vão até se esgotarem todas as 50 vagas. Elas podem ser feitas *online* (no site www.historiacinemamundial.blogspot. com).
Cada módulo é um curso diferente, e eles podem ser feitos conjuntamente ou separadamente. Uma mesma pessoa pode se inscrever em quantos módulos quiser.
O curso *História do Cinema Mundial (HCM)* fará uma imersão, durante quatro meses, nos diversos movimentos e tendências que transformaram a sétima artede de seu período silencioso até as radicais experimentações contemporâneas.
O MuseuNacional da República, sediará o projeto. O curso terá duas fases, que compreenderão os meses de junho/julho e novembro/dezembro de 2009.
O curso, que é *totalmente gratuito *para a população, faz parte do programa“Cinema no Museu” e conta com o patrocínio do FAC. Basta realizar a inscriçãono blog do HCM ((
www.historiacinemamundial. blogspot. com) e esperar aconfirmação.
São oferecidas 50 vagas para cada curso da fase

O produtor executivo e curador do projeto é o professor Ciro I.Marcondes,que ministra aulas de Cinema na UnB e no IESB. O projeto foi dividido em oito módulos que tem como proposta recapitular aspectos importantes da história do cinema para formar e estabelecer bases para uma cultura cinematográfica sólida. A seleção dos professores faz parte de uma jovem e promissora geração de pesquisadores, professores, cineastas e cinéfilos da cidade tais como Getsemane Silva e Pablo Gonçalo.Além das aulas, o Curso ainda contará com Cineclube*(programaçãoabaixo) *gratuito e simultâneo ao período das aulas com títulos relacionados aoconteúdo dos períodos do cinema abordados, sendo complementar aos alunos uma oportunidade de diálogo com o público da cidade.O projeto/curso *História do Cinema Mundial (HCM)*concederá certificados daUnB àqueles que completarem cada módulo, sendo que cada módulo funcionará como um curso autônomo, o que não impede os estudantes de se inscreverem em mais de um deles. As aulas terão quatro horas de duração e o número de aulas varia de acordo com o módulo, conforme a seguinte disposição:

* **Fase 2 -novembro/dezembro*Os quatro novos módulos, com quatro novos professores, serão os seguintes:
*Módulo Cinema Clássico**:* busca entender como se formou a tradição clássica hollywoodiana e de outros países.Que aspectos ideológicos e de linguagem formataram esta tradição? O Cinema clássico ao redor do mundo:Howard Hawks nos EUA, Yasujiro Ozu no Japão, Jean Renoir na França, entre muitos outros. Gêneros clássicos: faroeste, filme noir,melodrama, etc. Seis aulas. Nas quartas-feiras, dias 04, 11, 18 e 25 denovembro; 02 e 09 dedezembro. 08h-12h.
*Professor: Ulisses de Freitas** é jornalista,especializado em assuntos culturais. Escreveu críticas de cinema para o Correio Braziliense e para o site Candango, onde é editor. Participou da organização,programaçã o e produção de mostras e festivais de cinema.

**Módulo Cinema Moderno**:* a partir do neo-realismo italiano nos anos 40 e50, o cinema dos anos 60 reinventa as vanguardas e radicaliza padrões estéticos e ideológicos precedentes. As “novas ondas”, chefiadas pelos franceses (Godard, Truffaut,Resnais) , percorrem o mundo: Brasil (GlauberRocha, Sganzerla), Itália(Fellini, Antonioni), Alemanha (Herzog, Wenders), entre outros.Seis aulas. Nas quintas-feiras, dias 05, 12, 19 e 26 de novembro; 03 e 10 dedezembro. 08h-12h.
***Professor: Anderson Melo** é professor das áreas de cinema, literatura e multimeios, atualmente desenvolve pesquisa de mestrado sobre a poética cinematográfica de Federico Fellini.

******Módulo Documentário Contemporâneo* *:* as radicais transformações que o formato documental passou através dos anos e sua atual tendência a questionar o formato “clássico” e descobrir formas inusitadas de reavaliar o conceito de“documentar” .Quatro aulas. Dias 05, 12, 19 e 26 de novembro. 14h-18h.
*Professor: Getsemane Silva** é diretor,produtor e pesquisador de cinema. Realizou 8 documentários média-metragem nos modos observacionais e expositivos. É especialista em Documentário pelaUniversitat Autónoma deBarcelona. Foi produtor executivo de mais de 20 documentários para a TV Câmara, e é gerente de conteúdo e programação da mesma.

**Módulo Cinema de Brasília**:* o percurso da linguagem cinematográfica na cidade, desde os primórdios até a bem-sucedida configuração como “pólo de cinema” e a criativa produção atual.Quatro aulas. Nas quartas-feiras, dias 04, 11, 18 e 25 de novembro. 14h-18h.
* **Professor: Fábio Crispim** é mestre emTeoria Literária pela UnB, professor da UEG (Universidade Estadual de Goiás) e do IESB. Tradutor de filmes, vem trabalhando, desde 2002, na área de traduções e legendagem eletrônica em diversos eventos como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Festival Internacional do Rio, o Festival Internacional de Brasília, entre outros.*

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

KIOSKERMAN

TRADUÇÃO: uma estrela a mais, gira sem cessar ao redor do planeta maior/de repente um pequeno ato revolucionário a desprende dessa louca corrida - já não corra mais/ tanta felicidade a faz com que exploda em uma gigantesca super nova/ que inunda todo o universo com uma energia necessária - estou farto desse trabalho

NOTAS DE MÚSICA

O Rio de Janeiro foi uma das capitais brasileiras escolhida para receber a turnê de uma lenda do jazz. Tony Bennett faz única apresentação no Vivo Rio, em 29 de outubro, relembrando clássicos consagrados que marcaram o cenário musical no século 20.

De acordo com o NME.com, os White Stripes disponibilizarão versões de músicas da primeira sessão de gravação da dupla. As canções poderão ser baixadas no endereço eletrônico The Vault, que pertence a Jack White. Entre as faixas estão Let's Shake Hands e Look Me Over Closely.

Após a retirada de um tumor na mama, Peter Criss, ex-baterista do Kiss, está fazendo campanha pela prevenção desse tipo de câncer em homens. Ele se tratou da doença em 2008 e, desde então, não voltou a apresentar nenhum sintoma. Em breve, o músico lançará um disco solo e uma autobiografia.


OI ABRE INSCRIÇÕES PARA PROJETOS CULTURAIS

Estão abertas as inscrições para o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2010. O projeto destinará recursos para o financiamento, total ou parcial, de propostas aprovadas em leis de incentivo à cultura. Quem se interessar deve de se inscrever até 16 de novembro através do site da Oi ou Oi Futuro.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: faleconosco@oifuturo.org.br.

TRAGÉDIA ATRASA FILMAGEM

Um acidente grave abalou as filmagens do longa História de um Valente, sobre a vida do líder comunista Gregório Bezerra. Tudo por conta de um acidente no qual seis pessoas sofreram ferimentos leves e o motorista da van, o carioca Alfredo Pereira Lamego Júnior, 47 anos, conhecido por Rato, acabou morrendo a caminho do hospital. O maior desafio agora é o traslado do corpo para o Rio de Janeiro, onde colegas de trabalho e familiares estão na barreira da burocracia. No último domingo, o motorista de um caminhão cochilou ao
volante e acabou colidindo com a van que transportava sete pessoas do departamento de figurino, na PE-103, próximo ao município de Catende, Mata Sul de Pernambuco.

De acordo com o assistente de produção executiva, Martin Palacios, depois de um produtivo dia de trabalho, onde a equipe gravou uma cena com mil figurantes num comício de Miguel Arraes, aconteceu a tragédia.
"O motorista do caminhão dormiu e invadiu a pista contrária. Rato tentou desviar mas a quina da van bateu contra a da cabine docaminhão e eles acabaram capotando quatro vezes até cair mais de 50 metros à
frente. Rato, como sofreu um corte profundo no pescoço e ferimentos no abdômen, foi atendido primariamente no Hospital Regional de Palmares e, durante a transferência para o Recife ele morreu. Fora o trauma, resto da equipe foi atendida e está bem", contou.

Ele explicou ainda que o grupo de filmagens que está na cidade de Catende, cerca de 70 pessoas, além do resto da equipe está reunindo forças para voltar a filmar. "Esse será um mês árduo na Mata Sul.
Devemos retomar as filmagens no máximo na quinta-feira (amanhã). Ficamos dois dias parados por conta da perda, da questão sentimental, mas para o cinema brasileiro, com poucos recursos, ficar parado é muito caro. O que nos resta é seguir a vida, voltar a filmar, porque tecnicamente o filme está indo muito bem e é o que nos anima", declarou o produtor. A previsão para o fim das gravações em Catende é o início de novembro,
quando a equipe angaria recursos para continuar filmando na Mata Norte do estado. Alfredo, que participou de filmes como Última parada 174 e Tropa de Elite, era casado e tinha duas filhas.

Nossos sentimentos a família

HISTÓRIAS QUE MUDAM O MUNDO

Uma história pode mudar sua forma de ver o mundo?

O mundo não é estático, grandes ou pequenas histórias de mudança acontecem todos os dias ao nosso redor. E cada uma delas tem seu papel na construção coletiva da história humana. Partindo da certeza de que cada trajetória transforma, o Museu da Pessoa lança a campanha Histórias que Mudam o Mundo, ação que reunirá num painel colaborativo vídeos com histórias de mudança de todo o país.

Convidamos interessados de qualquer lugar do Brasil e do mundo a assistir os vídeos com histórias de transformação que já estão no site http://www.museudap essoa.net/ . A primeira fornada veio de uma releitura do acervo do Museu da Pessoa, instituição que busca contribuir para tornar a história de cada pessoa valorizada pela sociedade e já tem mais de onze mil entrevistas com histórias de vida em seus arquivos.

Esperamos que as próximas fornadas venham de vocês, internautas, produtores de vídeo e amadores dispostos em geral, queremos ouvir suas histórias de transformação. Vale mudança pessoal, crescimento
individual ou aprendizado. Vale pequenas mudanças, aquelas do cotidiano que quase ninguém nota. Vale as enormes, que envolvem muitas e muitas pessoas. Vale a transformação de um local, de como aquela praça degradada foi recuperada ou como resolveram aquele problema no seu bairro. Vale também criações líricas,
poéticas - que tal uma animação sobre a árvore que tanto representou para sua infância e agora se foi? Vale até mesmo críticas, gostaria de descer a lenha naquela transformação externa que mudou sua vida para pior?
Queremos provas de que o mundo não fica parado.
Vídeos que sejam ao mesmo tempo registro de uma transformação e exemplo de mudança, que inspirem outros a atuar ou alertem possíveis agressões. E não precisa se intimidar, mudanças pequenas também servem. Cada um de nós é parte fundamental do todo, então quando uma pessoa muda ela carrega junto todas as outras e o mundo se redescobre.

A campanha fica no ar de 21/09 a 21/10, com possibilidade de ampliação. A qualidade técnica não será fator fundamental, os vencedores serão escolhidos por votação popular, muito mais interessada em
narrativas envolventes do que na arte final dos vídeos. O formato é livre, aceitamos desde curtas hiperfinalizados até depoimentos gravados no celular. A única regra diz que os vídeos devem ter um minuto, com uma tolerância de dez segundos para créditos ou aquele finzinho de fala, e só. Ah sim, o vídeo mais
votado leva para casa um MacBook.

Não, o mundo não é estático. E queremos provar.

Participe, conte sua história.

Maiores informações

11.3869-8054

11.8378-1570

11.6533-9653

Fundo Comgás de Patrocínio recebe inscrições até 30/11

O Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural foi criado para compartilhar as diretrizes da empresa com as comunidades locais, premiando projetos aprovados na Lei Rouanet que gerem aprendizado transformador capaz de promover relações sustentáveis. A Comgás acredita que um mundo melhor somente pode ser construído a partir de relações sustentáveis, ou seja, a partir de formas de convivência respeitosa entre pessoas e de pessoas com o meio ambiente.

O Fundo beneficia, com patrocínios, projetos alinhados com os propósitos descritos nos itens 1 e 2 e enquadrados no artigo 18 da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91), nas seguintes áreas:

a) Teatro, dança, circo, mímica e outras expressões de artes cênicas;
b) Produção de obras cinematográficas e videofonográficas de curta e média metragem e preservação e difusão do acervo audiovisual;
c) Música erudita ou instrumental;
d) Exposições e circulação de artes visuais;
e) Preservação do patrimônio cultural material e imaterial;
f) Livros de valor artístico, literário ou humanístico ou outros empreendimentos classificados na área humanidades;
g) Artes integradas.

O Fundo será investido exclusivamente na realização de projetos e iniciativas que atendam à seguinte qualificação: projetos habilitados para captação conforme o artigo 18 da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91) nas áreas especificadas em acima descritas. O valor máximo a ser investido pelo Fundo, será de até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), independentemente do número de projetos selecionados.

A inscrição no Fundo é gratuita e poderão se inscrever pessoas jurídicas, sob controle acionário, estatutário ou majoritário de brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil. As inscrições deverão ser realizadas única e exclusivamente via internet, pelo Formulário de Inscrição disponível no website www.fundocomgas. com.br, no período até o dia 30/11/2009.

Para conhecer o edital na íntegra http://www.fundocom gas.com.br/ regulamento

6° Encontro da Mídia Legal

A Alerj debate políticas culturais, acessibilidade e inclusão na abertura do 6° Encontro da Mídia Legal
Audiência pública Acessibilidade para a Democratização das Políticas Culturais será realizada na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) dia 20 de outubro, às 14h
O 6° Encontro da Mídia Legal - Universitários( as) pelas Políticas de Juventude será aberto no dia 20 de outubro, às 14h, com a audiência pública Acessibilidade para a Democratização das Políticas Culturais. A audiência foi convocada pela Comissão de Cultura da Alerj, em parceria com a Escola de Gente - Comunicação em Inclusão e a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/ MinC).
A audiência visa discutir o tema da acessibilidade no teatro, literatura e audiovisual e debater a garantia do direito à produção e participação na vida cultural por parte das pessoas com deficiência.

Estão confirmadas as presenças de Alessandro Molon (deputado e presidente da Comissão de Cultura da Casa); Américo José Córdula Teixeira (secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura - SID/MinC); Claudia Werneck (superintendente- geral da Escola de Gente - Comunicação em Inclusão); e David Barros (presidente do Conselho Nacional de Juventude - Conjuve). Foram convidados, ainda, parlamentares, representantes do Ministério Educação (MEC), da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), conselheiros( as) nacionais e estaduais, especialistas, pesquisadores( as) e defensores(as) de direitos humanos.

A audiência pública pretende também divulgar a Campanha Acessibilidade - Siga Essa Idéia!, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE). A campanha tem por objetivo mobilizar e sensibilizar a sociedade para a eliminação das barreiras de informação e arquitetônicas que geram preconceito e impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a participarem efetivamente da vida social. Além disso, objetiva criar um grupo de trabalho para mapear a acessibilidade dos equipamentos culturais do estado do Rio de Janeiro.

Seguindo o Decreto Federal 5.296/04, a audiência pública será realizada com acessibilidade. Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo o direito à participação de pessoas surdas. As pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida terão assentos reservados.
6° Encontro da Mídia Legal - Universitários( as) pelas Políticas de Juventude
Após a abertura na Alerj serão realizados quatro seminários na Faculdade de Comunicação Social, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com os temas:

Políticas Públicas de Juventude: O que são?! A quem se dirigem?! (21/10);
Comunicação e Participação Juvenil (23/10);
Educação Inclusiva: Direito Humano dos Jovens (27/10);
Juventude e Vulnerabilidade: Diferenças e Desigualdades (29/10),

Os seminário ocorrerão sempre entre 9h às 12:30. A entrada é gratuita e não é preciso fazer inscrição.
Patrocínio e apoio
Petrobras e parceria da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Fundação Avina e UERJ. Apóiam a iniciativa: Ashoka Empreendedores Sociais; Conjuve; Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Centro de Apoio a Mães de Portadores de Eficiência (Campe); Cipó - Comunicação Interativa; Comissão de Cultura da Alerj; Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência da Instituto de Juventude Contemporânea (IJC); Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase); Aracati - Agência de Mobilização Social; Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social; Rede Andi; Rompendo Barreiras; Rompendo Barreiras; Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/Minc); Revista Viração; Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (Seesp/MEC); Secretaria Especial dos Direitos Humanos
(Corde/SEDH) ; Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República; União e Inclusão em Redes de Rádio (UNIRR); União Nacional dos Estudantes (UNE); e WVA Editora.

SERVIÇO:
6°Encontro da Mídia Legal - Universitários( as) pelas Políticas de Juventude
Abertura : 20 de outubro, às 14h
Audiência Pública na Alerj
Palácio Tiradentes - Rua Primeiro de Março - s/nº , Praça XV
Seminários :
Dias: 21, 23, 27 e 29 de outubro, de 9h às 12h30
Local: UERJ (R. São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro)
Sala: RAV 102 (Faculdade de Comunicação Social - 10º andar)

SARAU DAS ARTES NA FREGUESIA - JACAREPAGUÁ

OS MAIS VISTOS

Tá Chovendo Hambúrguer
Bastardos Inglórios
Se Beber, Não Case
Up- Altas Aventuras
Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas
Salve Geral
9-A Salvação
O Sequestro do Metro 1,2,3
Gamer

ESTRÉIAS: CINEMA

Distrito 9
Te Amarei Para Sempre
Novidades no Amor
Fados
Algo que Você Precisa Saber
O Desinformante

PROBLEMAS DE SAÚDE TIRAM POLANSKI DA PRISÃO

Nesse sábado, dia 17 de outubro, Roman Polanski deixou a prisão por problemas de saúde disse seu advogado, Herve Temime.

De acordo com Temime, Polanski dá sinais de depressão e cansaço, já que o diretor franco-polonês encontra-se preso desde o dia 26 de setembro na Suíça. O local onde Polanski está ainda é um mistério e nem para onde foi transferido. Também não se sabe quando voltará para a cadeia.

Ainda sobre o processo sofrido pelo diretor, as autoridades americanas têm o prazo de 60 dias para solicitarem sua extradição para os Estados Unidos.