CURSO HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL - FASE 2
Depois de uma bem-sucedida primeira fase do curso, o História do Cinema Mundial abre novamente as portas do Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios) para mais 4 módulos autônomos que abordam a história das cinematografias mundiais.
O curso é inteiramente gratuito.
As inscrições se iniciam no dia 22 (quinta-feira) e vão até se esgotarem todas as 50 vagas. Elas podem ser feitas *online* (no site www.historiacinemamundial.blogspot. com).
Cada módulo é um curso diferente, e eles podem ser feitos conjuntamente ou separadamente. Uma mesma pessoa pode se inscrever em quantos módulos quiser.
Depois de uma bem-sucedida primeira fase do curso, o História do Cinema Mundial abre novamente as portas do Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios) para mais 4 módulos autônomos que abordam a história das cinematografias mundiais.
O curso é inteiramente gratuito.
As inscrições se iniciam no dia 22 (quinta-feira) e vão até se esgotarem todas as 50 vagas. Elas podem ser feitas *online* (no site www.historiacinemamundial.blogspot. com).
Cada módulo é um curso diferente, e eles podem ser feitos conjuntamente ou separadamente. Uma mesma pessoa pode se inscrever em quantos módulos quiser.
O curso *História do Cinema Mundial (HCM)* fará uma imersão, durante quatro meses, nos diversos movimentos e tendências que transformaram a sétima artede de seu período silencioso até as radicais experimentações contemporâneas.
O MuseuNacional da República, sediará o projeto. O curso terá duas fases, que compreenderão os meses de junho/julho e novembro/dezembro de 2009.
O curso, que é *totalmente gratuito *para a população, faz parte do programa“Cinema no Museu” e conta com o patrocínio do FAC. Basta realizar a inscriçãono blog do HCM ((www.historiacinemamundial. blogspot. com) e esperar aconfirmação.
São oferecidas 50 vagas para cada curso da fase
O produtor executivo e curador do projeto é o professor Ciro I.Marcondes,que ministra aulas de Cinema na UnB e no IESB. O projeto foi dividido em oito módulos que tem como proposta recapitular aspectos importantes da história do cinema para formar e estabelecer bases para uma cultura cinematográfica sólida. A seleção dos professores faz parte de uma jovem e promissora geração de pesquisadores, professores, cineastas e cinéfilos da cidade tais como Getsemane Silva e Pablo Gonçalo.Além das aulas, o Curso ainda contará com Cineclube*(programaçãoabaixo) *gratuito e simultâneo ao período das aulas com títulos relacionados aoconteúdo dos períodos do cinema abordados, sendo complementar aos alunos uma oportunidade de diálogo com o público da cidade.O projeto/curso *História do Cinema Mundial (HCM)*concederá certificados daUnB àqueles que completarem cada módulo, sendo que cada módulo funcionará como um curso autônomo, o que não impede os estudantes de se inscreverem em mais de um deles. As aulas terão quatro horas de duração e o número de aulas varia de acordo com o módulo, conforme a seguinte disposição:
* **Fase 2 -novembro/dezembro*Os quatro novos módulos, com quatro novos professores, serão os seguintes:
*Módulo Cinema Clássico**:* busca entender como se formou a tradição clássica hollywoodiana e de outros países.Que aspectos ideológicos e de linguagem formataram esta tradição? O Cinema clássico ao redor do mundo:Howard Hawks nos EUA, Yasujiro Ozu no Japão, Jean Renoir na França, entre muitos outros. Gêneros clássicos: faroeste, filme noir,melodrama, etc. Seis aulas. Nas quartas-feiras, dias 04, 11, 18 e 25 denovembro; 02 e 09 dedezembro. 08h-12h.
*Professor: Ulisses de Freitas** é jornalista,especializado em assuntos culturais. Escreveu críticas de cinema para o Correio Braziliense e para o site Candango, onde é editor. Participou da organização,programaçã o e produção de mostras e festivais de cinema.
**Módulo Cinema Moderno**:* a partir do neo-realismo italiano nos anos 40 e50, o cinema dos anos 60 reinventa as vanguardas e radicaliza padrões estéticos e ideológicos precedentes. As “novas ondas”, chefiadas pelos franceses (Godard, Truffaut,Resnais) , percorrem o mundo: Brasil (GlauberRocha, Sganzerla), Itália(Fellini, Antonioni), Alemanha (Herzog, Wenders), entre outros.Seis aulas. Nas quintas-feiras, dias 05, 12, 19 e 26 de novembro; 03 e 10 dedezembro. 08h-12h.
***Professor: Anderson Melo** é professor das áreas de cinema, literatura e multimeios, atualmente desenvolve pesquisa de mestrado sobre a poética cinematográfica de Federico Fellini.
******Módulo Documentário Contemporâneo* *:* as radicais transformações que o formato documental passou através dos anos e sua atual tendência a questionar o formato “clássico” e descobrir formas inusitadas de reavaliar o conceito de“documentar” .Quatro aulas. Dias 05, 12, 19 e 26 de novembro. 14h-18h.
*Professor: Getsemane Silva** é diretor,produtor e pesquisador de cinema. Realizou 8 documentários média-metragem nos modos observacionais e expositivos. É especialista em Documentário pelaUniversitat Autónoma deBarcelona. Foi produtor executivo de mais de 20 documentários para a TV Câmara, e é gerente de conteúdo e programação da mesma.
**Módulo Cinema de Brasília**:* o percurso da linguagem cinematográfica na cidade, desde os primórdios até a bem-sucedida configuração como “pólo de cinema” e a criativa produção atual.Quatro aulas. Nas quartas-feiras, dias 04, 11, 18 e 25 de novembro. 14h-18h.
* **Professor: Fábio Crispim** é mestre emTeoria Literária pela UnB, professor da UEG (Universidade Estadual de Goiás) e do IESB. Tradutor de filmes, vem trabalhando, desde 2002, na área de traduções e legendagem eletrônica em diversos eventos como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Festival Internacional do Rio, o Festival Internacional de Brasília, entre outros.*
O MuseuNacional da República, sediará o projeto. O curso terá duas fases, que compreenderão os meses de junho/julho e novembro/dezembro de 2009.
O curso, que é *totalmente gratuito *para a população, faz parte do programa“Cinema no Museu” e conta com o patrocínio do FAC. Basta realizar a inscriçãono blog do HCM ((www.historiacinemamundial. blogspot. com) e esperar aconfirmação.
São oferecidas 50 vagas para cada curso da fase
O produtor executivo e curador do projeto é o professor Ciro I.Marcondes,que ministra aulas de Cinema na UnB e no IESB. O projeto foi dividido em oito módulos que tem como proposta recapitular aspectos importantes da história do cinema para formar e estabelecer bases para uma cultura cinematográfica sólida. A seleção dos professores faz parte de uma jovem e promissora geração de pesquisadores, professores, cineastas e cinéfilos da cidade tais como Getsemane Silva e Pablo Gonçalo.Além das aulas, o Curso ainda contará com Cineclube*(programaçãoabaixo) *gratuito e simultâneo ao período das aulas com títulos relacionados aoconteúdo dos períodos do cinema abordados, sendo complementar aos alunos uma oportunidade de diálogo com o público da cidade.O projeto/curso *História do Cinema Mundial (HCM)*concederá certificados daUnB àqueles que completarem cada módulo, sendo que cada módulo funcionará como um curso autônomo, o que não impede os estudantes de se inscreverem em mais de um deles. As aulas terão quatro horas de duração e o número de aulas varia de acordo com o módulo, conforme a seguinte disposição:
* **Fase 2 -novembro/dezembro*Os quatro novos módulos, com quatro novos professores, serão os seguintes:
*Módulo Cinema Clássico**:* busca entender como se formou a tradição clássica hollywoodiana e de outros países.Que aspectos ideológicos e de linguagem formataram esta tradição? O Cinema clássico ao redor do mundo:Howard Hawks nos EUA, Yasujiro Ozu no Japão, Jean Renoir na França, entre muitos outros. Gêneros clássicos: faroeste, filme noir,melodrama, etc. Seis aulas. Nas quartas-feiras, dias 04, 11, 18 e 25 denovembro; 02 e 09 dedezembro. 08h-12h.
*Professor: Ulisses de Freitas** é jornalista,especializado em assuntos culturais. Escreveu críticas de cinema para o Correio Braziliense e para o site Candango, onde é editor. Participou da organização,programaçã o e produção de mostras e festivais de cinema.
**Módulo Cinema Moderno**:* a partir do neo-realismo italiano nos anos 40 e50, o cinema dos anos 60 reinventa as vanguardas e radicaliza padrões estéticos e ideológicos precedentes. As “novas ondas”, chefiadas pelos franceses (Godard, Truffaut,Resnais) , percorrem o mundo: Brasil (GlauberRocha, Sganzerla), Itália(Fellini, Antonioni), Alemanha (Herzog, Wenders), entre outros.Seis aulas. Nas quintas-feiras, dias 05, 12, 19 e 26 de novembro; 03 e 10 dedezembro. 08h-12h.
***Professor: Anderson Melo** é professor das áreas de cinema, literatura e multimeios, atualmente desenvolve pesquisa de mestrado sobre a poética cinematográfica de Federico Fellini.
******Módulo Documentário Contemporâneo* *:* as radicais transformações que o formato documental passou através dos anos e sua atual tendência a questionar o formato “clássico” e descobrir formas inusitadas de reavaliar o conceito de“documentar” .Quatro aulas. Dias 05, 12, 19 e 26 de novembro. 14h-18h.
*Professor: Getsemane Silva** é diretor,produtor e pesquisador de cinema. Realizou 8 documentários média-metragem nos modos observacionais e expositivos. É especialista em Documentário pelaUniversitat Autónoma deBarcelona. Foi produtor executivo de mais de 20 documentários para a TV Câmara, e é gerente de conteúdo e programação da mesma.
**Módulo Cinema de Brasília**:* o percurso da linguagem cinematográfica na cidade, desde os primórdios até a bem-sucedida configuração como “pólo de cinema” e a criativa produção atual.Quatro aulas. Nas quartas-feiras, dias 04, 11, 18 e 25 de novembro. 14h-18h.
* **Professor: Fábio Crispim** é mestre emTeoria Literária pela UnB, professor da UEG (Universidade Estadual de Goiás) e do IESB. Tradutor de filmes, vem trabalhando, desde 2002, na área de traduções e legendagem eletrônica em diversos eventos como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Festival Internacional do Rio, o Festival Internacional de Brasília, entre outros.*
Nenhum comentário:
Postar um comentário