terça-feira, 13 de julho de 2010

13 DE JULHO DIA MUNDIAL DO ROCK

Porque o dia 13 de julho é destacado no calendário como Dia Mundial do Rock? Foi porque em um sábado, dia 13 de julho de 1985, foi realizado o histórico show Live-Aid (Ajuda ao vivo). Esse grande evento beneficente foi idealizado pelo irlandês Bob Geldof, integrante da banda Boomtown Rats, para ajudar as pessoas que passavam fome na África.

Os shows aconteceram simultaneamente em Londres e na Filadélfia. Cerca de 170 mil pessoas participaram da maratona musical – 70 mil na Inglaterra e 100 mil nos Estados Unidos, enquanto 1,5 bilhão de pessoas assistiram tudo pela TV.

O objetivo era reverter toda a renda obtida para as vítimas da seca que devastava a África. Com a venda de ingressos a 35 dólares e a venda dos direitos de transmissão a 160 países, o espetáculo conseguiu arrecadar cerca de 70 milhões de dólares.

Participaram do Live-Aid artistas como Mick Jagger, Tina Turner, Madonna, David Bowie, Sting, Phil Collings, Eric Clapton, Elton John, Paul McCartney, Jimmy Page, Robert Plant, além das bandas U2, Ozzy Osbourne e The Who, entre outros.

A idéia de montar o espetáculo surgiu quando George Geldof assistiu chocado, pela televisão, o documentário Fome na Etiópia, onde mostrava pessoas morrendo de fome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário