quinta-feira, 8 de julho de 2010

NOTAS

  • um leilão realizado pela casa Sotheby's, o quadro Roma Moderna - Campo Vaccino, do britânico JMW Turner (1775-1851), foi arrematado por 29,7 milhões de libras (cerca de US$ 45 milhões), em Londres. A tela, um óleo de 90,2 cm por 122 cm e que traz uma vista de Roma, coberta pela iluminação do sol, foi comprada pelo museu J. Paul Getty, de Los Angeles. Os organizadores esperavam lances entre 12 milhões e 18 milhões de libras, mas a cifra superou as expectativas e fez da pintura a mais valiosa do artista.

  • O arquivo fotográfico da intimidade de um dos maiores mitos da arte do século 20 é finalmente lançado, após o pedido deixado no testamento de Diego Rivera, morto em 1957, para que seus documentos e os de sua esposa Frida Kahlo ficassem guardados por 15 anos. O prazo foi estendido e só agora as fotos da vida da artista mexicana são publicadas em livro, com seleção de Pablo Ortiz Monastério. A obra possui 400 imagens da coleção pessoal de Kahlo, que vão desde retratos dela e de sua família até recortes que teriam inspirado seu trabalho. A composição do livro é relata a proximidade da pintora com a fotografia, já que, além de ajudar o pai no laboratório retocando negativos, ela conheceu e foi fotografada por grandes nomes da época.

  • Nesta terça-feira (6), um quadro do mestre flamengo Peter Paul Rubens, que estava em uma casa da família da falecida princesa Diana há 200 anos, foi vendida em leilão da casa Christie's. A pintura Um Comandante sendo Armado para a Batalha, feita entre 1613 e 1614, foi arrematada por nove milhões de libras - cerca de US$ 13,6 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário