quinta-feira, 15 de outubro de 2009

FILMES DA INFÂNCIA

Aqui uma pequena lista dos filmes que marcaram a minha infância, em homenagem ao dia das crianças, alguns filmes que me marcaram positivamente e outros nem tanto.

1-Império do Sol: Não sei explicar ao certo porque esse filme me
marcou tanto,mas sempre me recordo dele de forma emocionada. Mesmo tendo esse filme com uns 8 ou uns 9 anos, lembro-me bem dele. Da história de Jim Graham, filho de um alto funcionário do governo inglês que estava a trabalho na China quando este país foi invadido pelo Japão durante a II Guerra Mundial. No meio de uma confusão Jim se perde dos pais e acaba indo parar em um campo de concentração tendo que encarar a dura realidade da guerra.Uma história belíssima dirigida por Steven Spielberg e que teve 6 indicações ao Oscar.


2 - ET - O Extra-Terrestre, quem não teve sua infância nos
anos 80 e não se encantou com esse filme? Já perdi as contas de quantas vezes assisti ET e sempre me emociono na parte que ele e seu amigo Elliot saem voando na bicicleta e também quando todos pensam que o ET morre e ele ressurge com aquela luzinha vermelha no peito piscando, e o bordão -ET minha casa... . Coincidentemente ou não, outro filme do Spielberg que amo.




3 - De Volta Para o Futuro: Essa série para mim é um épico da
minha infância, quem não se recorda das aventuras de Michael J. Fox como Marty McFly e o professor malucóide interpretador por Christopher Lloyd, o Dr. Emmet "Doc" Brown? Quem nunca quis andar na máquina voadora que viajava no tempo e o skate que voava? E a parte quando Marty volta ao passado e sua mãe
se apaixona por ele. Lembro bem da cena que ele diz para mãe
que quando ela tivesse um filho perdoasse quando ele tentasse colocar fogo no sofá, fora a foto dele quando ia apagando quando os fatos do passado não iam acontecendo como o previsto.



4-Febre de Juventude: Comédia para adolescentes que era um clássico da Sessão da Tarde e que nunca mais passou. Vi tantas vezes que já até sabia os diálogos, mas infelizmente não tenho esse filme.Retrata bem o que foi
a Beatlemania nos EUA quando mostra um grupo
de amigos que tentam ver a primeira apresentação dos Beatles em terras americanas durante o programa de televisão do Ed Sullivan Show. Tido por muitos como melhor filme sobre os Beatles sem os Beatles, tem a função somente de divertir e isso realmente consegue. A produção foi assinada por Spielberg além de Zemeckis e Bob Gale (os três anos mais tarde fariam a trilogia "De Volta para o Futuro").


5-Caninos Brancos - conta a história do órfão Jack Conroy, que no Alasca acaba fazendo amizade com um lobo que ele dá o nome de Caninos Brancos, juntos eles buscam uma mina de ouro deixa da pelo pai do garoto.









6-Curtindo a Vida Adoidado - Acredito que Matthew Broderick
foi figurinha marcante na infância e adolescência de todo mundo, quando arruma as maiores estripulias para matar aula para passear com a namorada e seu melhor amigo, a parte em que ele entra em uma parada e canta Twist and Shout é clássica. Amo esse filme!!
Com certeza não se faz mais filmes para adolescente como esse...e amei tê-lo assistido milhares e milhares de vezes.





7- Família Adams Adorava a família Adams, na verdade até queria fazer parte da família mais macabra e divertida do cinema. Todos os filmes da série eu gostei.
Quem não se lembra do casal Gomez e Morticia, do Tio Fester, da Mãozinha, da Vandinha e do Feioso? Ah e claro do Primo Itt..me diverti muito com os Adams tanto no cinema como no desenho animado.






8 -Esqueceram de Mim - Outro filme que perdi as contas de
quantas vezes assisti, adorava o Macaulay Culkin e s
uas estripulias. Kevin McCallis ter (Macaulay) fica sozinho em casa depois de ser esquecido quando sua família inteira vai passear em Paris. Nesse meio tempo sua casa é invadida por dois ladrões e Kevin arma as maiores engenhocas para tirá-los de lá. Teve duas continuações mas a primeira é sem dúvida a melhor.
Faz tempo que não passa na Sessão da Tarde.




9- Quem Vê Cara Não Vê Coração - Outro filme com o Macaulay Culkin que adoro e ...passava também toda hora na Sessão da Tarde mas que nunca mais vi...se repetissem com certeza iria rever, gosto muito do John Candy, o achava divertidíssimo. Esse filme é sensacional. Tudo acontece quando os pais de duas crianças precisavam viajar de emergência e os deixam sob os cuidados do atrapalhado tio Buck. Uma história engraçada e também sensível.




10 - Querida Encolhi as Crianças - Esse real mente foi um
clássico da minha infância, não tinha um coleguinha na escola que não tivesse visto esse..na verdade não lembro
direito mais da história mas não esqueço as cenas das crianças montando em formigas e ficava pensando como deveria ser divertido (o perigo a gente nunca lembrava) em ser microscópico. A história toda se passa por um inventor maluco que cria uma máquina que encolhe, só que ele em um descuido e acaba encolhendo os próprios filhos. Enquanto ele tenta achar uma solução para o problema as crianças vão enfrentando incríveis aventuras.


- 11-Edward Mãos de Tesoura - Uma história um tanto
surreal de um cara que tem mãos de tesoura e que sempre me fez pensar como ele fazia para ir ao banheiro. Mas fora essas curiosidades eu sempre amei esse filme. Outro da minha lista que vi várias vezes.
Criado por um inventor um tanto maluco, Edward se vê sozinho depois da morte deste, mas acaba recebendo a ajuda de uma vendedora de cosméticos que o leva para casa, enquanto tenta se adaptar a rotina de uma família tradicional, Edward começa a desenvolver suas habilidades com as tesouras, tanto no jardim como no cabelo das mulheres. Sua vida acaba mudando completamente quando ele se vê apaixonado pela filha da mulher que o adotou.
Filme sensível, que mostra a ingenuidade de Edward e suas tentativas de socializar-se.
Filme do diretor que
amo Tim Burton e Johnny Depp que arrasa como Edward, tem a participação também da Winona Rider.

12 - Uma Babá Quase Perfeita - Nossa ri muito nesse filme, e sem dúvida um clássico da comédia com o hilariante e perfeito Robin Williams. O personagem de Robin é o Daniel Hillard, que impedido pela esposa em passar mais tempo com os filhos, acaba se vestindo de mulher para trabalhar como babá em sua casa. Filme divertidíssimo e que me traz muitas recordações.






13-Free Willy - Chorei tanto nesse filme...pra variar, sou mesmo uma chorona. O filme basicamente trata da amizade entre o garoto Jesse e uma baleia orca que foi
capturada e vivia presa em um tanque. Tudo mudou quando Jesse resolveu libertá-la.







14 - A Garota de Rosa Choque - Outro clássico da Sessão da Tarde que simplesmente sumiu da grade da Globo. Vi tantas vezes que já até sabia a sequencia do filme.
Filme clichê total que conta a história de uma garota pobre e feia que se apaixona pelo garoto mais bonito e rico do colégio.
Adorava esse filme.





15 - Ghost: do outro lado da vida - Quem nunca viu Ghost? Ou ao menos não sabe do que se trata? O filme passou tanto na TV que enjoou. Hoje acho a história sem graça, mas na época que vi, nossa...achei perfeito e ainda por cima com o Patrick Swayze, que está lindo.
Uma história de amor que marcou a vida de muita gente...outro também que chorei horrores.
A história é de um casal super apaixonado que depois de assistir a uma apresentação de Hamlet é atacado e Sam Wheat (Patrick Swayze) é morto.
Só que a alma de Wheat não passa para outro plano, vendo que a amada corre risco de vida já que quem o atacou e agora ameaça Molly (Demi Moore) é quem Sam considerava ser seu melhor amigo. Tendo a ajuda de uma médium trambiqueira Oda Mae Brown (a excelente Whoopi Goldberg) Sam tenta entrar em contato com Molly e alertá-la do perigo.
A música tema do filme, Unchained Melody do Righteous Brothers, acabou virando um grande sucesso, mesmo tendo sido gravado 24 anos antes do lançamento do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário