sábado, 10 de outubro de 2009

A Estranha Perfeita

Nada como um feriadão de chuva e frio para ficar em casa e ver alguns filmes. Resolvi assistir a um com o sugestivo nome de A Estranha Perfeita que prometia ser um suspense.
Particularmente gosto muito de filmes de suspense, mas esse de suspense não mostrou nada. Na verdade achei a história um tanto confusa com a protagonista Rowena Price (Halle Berry) tendo algumas visões do passado, sem explicar muita coisa, levando a entender que ela sofreu abuso de um homem que a atormentava quando criança, mas quem era esse homem que aparentemente vivia na sua casa? O filme não explica.
Bem, Rowena Price é uma jornalista investigativa que tenta publicar uma matéria sobre um escândalo sexual cometido por um senador, todavia, o jornal onde trabalha manda abafar o caso e ela larga o emprego.
Do nada, surge uma amiga de longa data de Rowena, Grace, que sem maiores explicações, na estação do metrô diz que está chantageando um famoso publicitário de Nova York que conheceu na sala de bate papo.
O cara rico e poderoso, mas que na verdade a fonte da grana é a esposa dele.
Grace mostra um livro para Rowena, mas que na verdade a gente não sabe o que está contido ali.
Um tempo depois a amiga de Grace aparece morta.
Entre outras coisas na autopsia revela o uso de uma substância chamada beladona que dilata a pupila.
Rowena então decide espionar o tal publicitário, Harrison Hill (Bruce Willis) com a ajuda de seu antigo companheiro de trabalho Miles Haley (Giovanni Ribisi) que cria para ela um perfil na sala de bate papo para conversar com Hill e um programa de sistema de voz, tudo para tentar incriminar Hill, mas na maioria das vezes era Haley que se fazia passar pelo cara.
Sem explicar como, Rowena ganha uma nova identidade e passa a trabalhar na agência de Hill, que pelo visto persegue todas as funcionárias da agência e logo Rowena passa a se encontrar fora do expediente com o novo patrão.
Uma das cenas em que não entendi foi que Rowena estava sempre em contato com o tal do Haley para dizer como estava indo o plano. Ela estava em um jantar romântico com o Hill e sai para ir ao banheiro, mas deixa o celular na bolsa do casaco. Quando o celular avisa que tem nova mensagem, Hill lê e tem uma mensagem comprometedora de Miles dizendo que vai invadir o computador dele.
Que espécie de repórter investigativa é essa que deixa o celular que trabalha no bolso do casaco e o cara que abre o celular dela sem cerimônia?
A história vai se complicando até mesmo quando o tal Hill possesso leva Rowena para um lugar deserto para perguntar a ela se era uma espiã e ela responde que sim e a leva de volta para casa. Precisava cruzar a cidade toda só para perguntar isso?
Demitida de onde trabalha, Rowena vai visitar a mãe, aí aparece a primeira vez a mãe em um hospital e aparentemente é cega, não sabemos nada sobre ela.
Miles marca um encontro com Rowena em seu apartamento, só que ao invés de estar em casa na hora do encontro, Miles está na agência do tal Hill, se passando por técnico de computador e acaba rastreando o sistema dele. Agora para que isso e como foi fácil se passar de técnico de computador é um mistério sem ter sido chamado. Algo que até o personagem de Willis pergunta, "mas ninguém te chamou", mesmo assim ele vai utilizar o computador dele.
Enquanto ele está na agência de Hill, Rowena entra no apartamento do amigo e descobre que ele possui uma tara por ela e vê várias fotos de Miles transando com Grace.
Miles acaba entrando na hora e os dois brigam.
Antes, Miles mostra obras que a esposa do Mills têm na agência, fotos de olhos dilatados com beladona.
Tá, mostra que Rowena continua conversando com Mills pelo bate papo, mas no final dentro da delegacia...e depois de marcar um encontro, quem entra é a detetive que estava tomando conta do caso, mas que praticamente não apareceu na história.
Depois um julgamento do tal Mills onde foi condenado.
No final do filme, surge Miles no apartamento de Rowena dizendo que era ela a assassina, ele contando todos os detalhes do crime, sim que era ela quem matou Grace, mas como ele conseguiu isso? E ela passivamente ouvindo tudo no colo dele.
Que ela na infância tinha visto a mãe (aparentemente é a mãe dela) matando o tal homem que aparece em seus sonhos e que leva a crer que abusava dela quando criança.
Rowena ajudou a mãe em ocultar o cadáver só que a tal Grace viu tudo.
Sim, mas ela fez chantagem com a Rowena? Como o tal Miles descobriu isso também?
Miles pede um preço pelo seu silêncio, ele tão inocente ao dizer isso para ela vendo que ela está com uma faca nas mãos, obviamente ao aproximar, Rowena não pensa duas vezes em matar o amigo e forja a cena do crime ligando para a polícia dizendo que Miles era o verdadeiro assassino e que havia tentado atacá-la.
Acaba o filme mostrando que o crime teve uma testemunha.

Enfim, uma história confusa, onde tentaram dar um final surpreendente mas foi tamanha a forçação de barra que não foi nada surpreendente e sim chato.

Pena ter desperdiçado meu tempo vendo isso...e a chuva continua

Ficha Técnica

título original: Perfect Stranger
gênero: suspense
ano de lançamento: 2007
direção: James Foley
roteiro: Todd Komarnicki, baseado em estória de Jon Bokenkamp
produção: Elaine Goldsmith-Thomas
música: Antonio Pinto

Elenco:

Halle Berry (Rowena Price)
Bruce Willis (Harrison Hill)
Giovanni Ribisi (Miles Haley)
Daniella Van Grass (Josie)
Nicki Aycox (Grace)
Maya N. Blake (Rowena Price - criança)
Nadine Jacobson (Grace - criança)
Paula Miranda (Mia Hill)
Gary Dourdan (Cameron)

3 comentários:

  1. Nossa, que post inutil, por isso que nem li e fui ro final. O filme foi surpeedente sim, vc nao imagina que ela é a assassina, ela passa a historia toda tentando descobrir e/ou encriminar Harrison Hill. Ela esconde ate seus piores segredos junto com a mãe. Logo se vê que nao entende nada de cinema/drama/suspense. rsrsrsr Lamentavel!!!

    ResponderExcluir
  2. Você deve ter dormido boa parte do filme. Pois onde declara que "o filme não mostra como tal coisa aconteceu" assistindo-o percebi que mostra sim. Uma dica, antes de se achar suuuuper crítico de cinema, assista ao filme pelo menos 2 vezes, e uma terceira para garantir. Bjos de luz

    ResponderExcluir
  3. Você dormiu durante o filme?
    O cara que aparecia nos pesadelos era o padrasto.
    Como assim sem explicação ela entrou na empresa? Miles hackeou vaga de emprego.
    A detetive apareceu anteriormente sim.
    Como Miles sabia de tudo? Realmente, você dormiu no início do filme e acordou no final...

    ResponderExcluir