segunda-feira, 19 de outubro de 2009

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA VALE CULTURA


A Câmara dos Deputados aprovou, o Vale Cultura, onde cada trabalhador que receba até cinco salários mínimos terá direito a esse vale, que tem valor de R$50,00 para gastar com cinemas, teatros,museus e espetáculos.

As empresas que aderirem ao Programa Cultural do Trabalhador receberão incentivos fiscais, enquanto que os trabalhadores terão descontados de seus salários o máximo de 10% do valor desse vale.

O projeto aprovado determina que funcionários públicos e aposentados podem também solicitar o vale cultura. Entretanto o governo é contra a inclusão dos aposentados na medida e pode vetar este trecho do projeto, caso ele seja também aprovado no Senado.

______________________

A idéia do projeto é interessante, mas não acho certo ter que descontar do salário do trabalhador. Tendo o salário já não dá para nada. Acredito que boa parte deles não concordaria com isso.
Temos que lembrar também que se for para ir a teatro ou shows, R$50 não dá para nada. Os ingressos estão muito acima desse valor.
Por que não criar uma forma para que a cultura se torne mais acessível? Os preços de teatros, cinemas e shows estão caríssimos e fora que muitos desses locais estão longe da população que esse vale pretende atingir.
A questão também não diz respeito somente ao valor, mas o acesso para as pessoas, ou seja o valor que gastarão para se deslocar até o local e o tempo gasto para isso isso também requer dinheiro, fora o consumo de lanche e afins.
No fundo, não passará de mais um projeto eleitoreiro que tenta tampar o sol com a peneira.

E porque os aposentados não teriam esse direito? Por conta da meia entrada? Mas livros não desconto!! Acho que os aposentados merecem também uma atenção especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário