sexta-feira, 2 de outubro de 2009

ESTREIA EM DESTAQUE:SALVE GERAL


Vai estrear amanhã o representante do Brasil para concorrer ao tão sonhado Oscar. Parece que deixaram um pouco de falar sobre o bang-bang do Rio e dessa vez foram para São Paulo.

SINOPSE:

Depois da morte de seu marido, a pianista Lúcia (Andréa Beltrão) tem uma grande dificuldade para sustentar a casa e seu filho, Rafael. Mesmo trabalhando como professora de piano, ela não consegue zerar suas dívidas e os dois são obrigados a se mudar para a periferia de São Paulo. Sem se adaptar à sua nova casa, o garoto sai com um amigo para se divertir na noite e acaba se envolvendo em um incidente que resulta em duas mortes. Sem ter como se defender, Rafael é preso e Lúcia precisa descobrir uma forma de pagar um advogado.

Quando líderes do Primeiro Comando da Capital, o PCC, são presos na mesma cela do garoto, uma revolução acontece no presídio, que entra em rebelião. Buscando informações sobre seu filho, Lúcia conhece Ruiva, uma advogada que parece estar por dentro de todos os detalhes na prisão. Com a promessa de ajudar a pianista a conseguir o dinheiro para tirar seu filho de trás das grades, a mulher pede pequenos favores, que vão se revelando serviços para o próprio PCC.

Sem dinheiro para fazer justiça, e com a polícia agindo de forma corrupta, Lúcia vê na organização criminosa a única salvação para seu filho. Envolvida cada vez mais com o comando, ela chega a se apaixonar por Professor, um dos líderes, há anos em um presídio de segurança máxima. Como é ano de eleição, e a polícia parece querer mostrar serviço custe o que custar, a liderança do movimento é transferida. Assim, no Dia das Mães, o PCC decide dar um Salve Geral e provocar a maior rebelião já vista em São Paulo, parando a maior cidade da América do Sul. Mesmo sem querer, no entanto, Lúcia e Rafael estão totalmente envolvidos na ação.

Escolhido pelo Brasil para concorrer a uma indicação ao Oscar 2010,
Salve Geral conta, sob o ponto de vista fictício de uma mulher de classe média, o dia em que São Paulo parou por causa do medo do crime organizado, em 2006. O longa tem a direção de Sérgio Rezende, conhecido por obras como Zuzu Angel, Mauá - O Imperador e o Rei e Guerra de Canudos. Acostumado com filmes que retomam acontecimentos reais, Sérgio teve a ideia de Salve Geral três meses após o ataque do PCC. Para se focar na história das mulheres que se envolvem com o crime, ele chamou a roteirista Patricia Andrade, de Dois Filhos de Francisco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário